Até 2027, o mercado dos sistema de gestão inteligente de tráfego deverá crescer 250%, e, com isso, será evitada a emissão global de 205 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, estima a consultora Juniper Research.

Em relação a 2022, ano em que a gestão inteligente da mobilidade urbana deverá evitar 145,7 milhões de toneladas de CO2, os números de 2027 representam um aumento de 41% na prevenção de emissões. Esta será mais significativa na região do Extremo Oriente e China e na da América do Norte, seguida das regiões da América Latina e da Europa Ocidental, refere o estudo da Juniper Research, publicado em Maio.

Segundo a consultora, a principal catalisadora desta mudança na mobilidade urbana será a poupança de 4,7 mil milhões de horas de congestionamento, “através do controlo de tráfego optimizado”. “Recorrendo a dados em tempo real, os sistemas de gestão inteligente de tráfego conseguem gerir o trânsito e diminuir os tempos de deslocação ao optimizarem rotas”, sublinha a Juniper Research.

Se a isto se associar a possibilidade de estes sistemas de tráfego priorizarem ciclistas e pedestres, como uma “alternativa viável aos veículos privados” que as “cidades podem oferecer”, será também possível diminuir as necessidades de combustível. 

Adicionalmente, o estudo antecipa um crescimento de 78% no investimento na área das smart intersections. “Os vendedores devem aproveitar as capacidades de baixa latência do 5G, combinadas com algoritmos de machine learning, para facilitarem ajustes na rede em tempo real e melhorarem o fluxo de tráfego”, descreve a Juniper Research.

Esta aposta na melhoria da conectividade entre veículos e o ecossistema de rede local de estradas deverá ainda ser acompanhada da priorização de estratégias de cibersegurança para “maximizar o apoio público” e “prevenir ameaças à integridade da infraestrutura”, nota a entidade.

Intitulado Smart Traffic Management: Use Cases, Regional Analysis & Marketing Forecasts 2022-2027, o estudo recorre a dados de vários países para compreender o panorama presente e futuro dos sistemas de gestão inteligente de tráfego, identificando oportunidades, benefícios, desafios, bem como tecnologias e players chave. Prevendo um crescimento de 250% nestes sistemas de gestão inteligente de tráfego, a Juniper Research disponibiliza ainda um Livro Branco sobre o tema – Smart Traffic Management – The End of Urban Congestion.