Cidades inteligentes envolvem muitos sensores e dispositivos conectados que geram e irão gerar grandes quantidades de dados. Quando estes dados se administram bem, esse fluxo pode melhorar a transparência e a eficiência dentro da infraestrutura da cidade.
Na prática, uma cidade inteligente utiliza muitos dispositivos conectados, que incluem: câmaras de vídeo vigilância e de trânsito, sensores de estacionamento, contadores de serviços públicos, iluminação pública inteligente e edifícios inteligentes.
As redes 5G e a IoT são cruciais para tornar em realidade a visão da cidade inteligente. Ambas as tecnologias proporcionam hardware e conectividade confiável para que estes sistemas funcionem. Como o 5G afetará o conceito de cidades inteligentes?
O 5G oferece recursos de banda larga que ampliam o valor do LTE. Ainda que esta função seja vantajosa para algumas aplicações das cidades inteligentes (por exemplo, câmaras de vídeo que exibem o tráfego em tempo real), noutros casos de uso de cidades inteligentes não requerem uma largura de banda elevada.
Os sensores que monitorizam a contaminação existente na área urbana podem enviar dados para uma plataforma baseada na cloud, uma ou duas vezes por dia. Neste caso, não há necessidade de uma conexão de banda larga constante; pois poderia ter o efeito negativo de esgotar a bateria do sensor.
Apesar do valor atual da funcionalidade 5G ser limitado nas cidades inteligentes, espera-se que se expanda à medida que o padrão dos smartphones evolua. A LTE-M e o NB-IoT estão incorporados nas atuais operações 5G. No entanto, em 2022, o 3GPP Release (Rel) 17 permitirá melhorar as aplicações de IoT massivos e de baixo consumo, o que aumentará os benefícios das cidades inteligentes.

Constatando as possibilidades presentes e futuras, verifiquemos algumas das aplicações das cidades inteligentes 5G.
O 5G na segurança pública
Além da comunicação por rádio, existem várias aplicações potenciais da rede 5G na tecnologia de primeiros socorros, incluindo: auriculares conectados, câmaras no corpo, óculos inteligentes de realidade aumentada, monitores de sinais vitais. Esses dispositivos podem beneficiar do aumento da largura de banda e da forte segurança da rede 5G. Esta rede pode impulsionar o desenvolvimento de dispositivos para ajudar os socorristas a desempenharem as suas funções.
Medição inteligente dos serviços
O 5G terá um enorme impacto nos serviços públicos, incluindo mudanças na infraestrutura. Os contadores inteligentes atuais tendem a ser dispositivos de baixo consumo com necessidades mínimas de rendimento. A geração de energia, as redes de serviços públicos inteligentes e usufruirão dos benefícios imediatos da rede 5G.
Além da maior velocidade de internet, o 5G incluirá uma conectividade confiável para regulação de frequência (ou seja, do ajuste automático para estabilizar e sincronizar a energia para evitar apagões e falhas elétricas). As empresas de serviços públicos que investiguem e implementem a LTE privada, terão a opção de atualizar para redes 5G privadas para maior rendimento e segurança.
Gestão e análise do tráfego
Muitas cidades usam ou estão interessadas nos sistemas de tráfego inteligentes (STI), projetados para limitar o congestionamento das estradas. Estes sistemas monitorizam o tráfego e usam a inteligência artificial e machine learning para identificar padrões e alterar elementos-chave, como por exemplo, o ciclo dos semáforos em determinados horários do dia, de forma a reduzir o congestionamento.
Dependendo do sistema, a tecnologia pode proporcionar uma conectividade adequada. No entanto, se uma cidade pretender transmitir vídeo de alta qualidade para uma análise em tempo real, a elevada largura de banda da 5G será de grande ajuda.
Nos próximos anos, os serviços 5G começarão a surgir como uma ferramenta poderosa para melhorar os serviços atuais de cidades inteligentes. A combinação de uma largura de banda mais elevada, baixa latência, melhor eficiência energética e processamento de quantidades massivas de dispositivos conectados permitirá a criação de novos serviços, especialmente nas áreas do transporte, segurança pública e serviços para o cidadão
O caminho rumo às cidades sustentáveis
Em suma, o 5G não apenas revolucionará a forma como os utilizadores finais interagem com a Internet, como também a tecnologia 5G acaba completamente a forma como os administradores gerem as cidades. Esta interrupção dará início a uma nova era de cidades mais eficientes e seguras e permitirá que os governos cumpram melhor os objetivos de sustentabilidade.
Este texto é da autoria e responsabilidade da Selectra.