A antiga fábrica da Mundet, no Seixal, que em tempos chegou a ser a maior exportadora de cortiça do mundo, prepara-se para receber o Escape Room Energia, um jogo pensado para jovens e famílias com o objetivo de promover as boas práticas energéticas e incentivar a redução do consumo de energia.

O espaço, lançado pela câmara municipal e pela Agência Municipal de Energia do Seixal (AMSEIXAL), foi inaugurado na semana passada e, de acordo com a autarquia, deverá abrir portas “muito em breve”. Nessa altura irá funcionar com dois modelos diferentes: aberto ao público em geral durante o fim de semana, com sessões de 50 minutos em duas salas, e em exclusivo para as escolas, de segunda a sexta-feira, numa versão mais curta de meia hora, com uma sala para cada equipa.

Uns e outros serão desafiados a seguir várias pistas, de forma a encontrarem a solução final de um mistério, mergulhando dentro de um ambiente fabril associado à transformação de cortiça e à energia. “Os jogadores vão manipular uma série de objetos e mecanismos mecânicos, fichas e puzzles com o intuito de resolverem diversos enigmas que poderão salvar a Mundet, partindo do pressuposto que as caldeiras da fábrica estão em risco de explodir”, explicou à Smart Cities António Biscaia, da AMSEIXAL.

“A ideia é incentivar os jovens a combater o desperdício energético e também a explorar as vantagens das energias renováveis, até porque alguns dos enigmas funcionam através de energia eólica e solar. Ou seja, para serem decifrados é preciso acionar os mecanismos e ler alguns documentos, todos referentes às temáticas da energia e da cortiça”, acrescentou o responsável.

Escape Room Energia ainda não tem data de abertura marcada, mas já é certo que todas as entradas serão gratuitas.

O projeto deste escape room foi criado em parceria com mais três agências de energia: a S.ENERGIA, Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete; a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida; e a AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo. O objetivo passa por receber no novo espaço as escolas dos respetivos concelhos (e não só), oferecendo aos alunos um programa educativo com várias atividades. Assim, além do escape room propriamente dito, os jovens poderão participar num jogo de malas temáticas e numa sessão de sensibilização dedicada à poupança energética e às energias renováveis, além de uma visita ao património histórico da Mundet.

“Através destes momentos, e de uma forma ligeira, mas apelativa, acreditamos que os jovens entre os 10 e os 18 anos [o público escolar alvo] irão sair certamente muito mais ricos em termos de conhecimentos sobre energia e sensibilizados para a importância desta temática”, conclui António Biscaia.

A participação é totalmente gratuita, tanto no caso do público escolar como nas sessões de fim de semana, mas está sujeita a inscrição prévia, através da Agência Municipal de Energia do Seixal.

O jogo do Escape Room Energia foi concebido pela empresa portuguesa Enigmind e co-financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.