Os municípios de Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares juntaram-se numa nova iniciativa que desafia os jovens da região a refletir sobre o território e a contribuir para a tomada de decisão. O projeto “Entre Jovens-Participação em Comunidades Locais” resulta de uma parceria que reúne as quatro autarquias e a Activar – Associação de Cooperação da Lousã, com o objetivo de envolver e mobilizar esta faixa da população.
“Queremos promover o desenvolvimento de competências para a participação juvenil nas comunidade destes municípios e suscitar o interesse dos jovens, não só daqueles que participam diretamente no projeto, mas também dos outros, de forma a dar-lhes uma voz mais ativa”, disse à Smart Cities Daniela Venâncio, técnica da Activar, uma associação de desenvolvimento local sediada na Lousã.
Numa primeira fase foram selecionados 20 jovens, a que chamaram “mobilizadores”, que irão participar em encontros e visitar uma cidade inspiradora, com trabalho desenvolvido na área da participação juvenil. Depois, este grupo irá organizar vários eventos (juntamente com a Activar) destinados a todos os jovens dos quatro concelhos, como ações de diálogo com os decisores políticos, um Hackaton (maratona de ideias) e um evento final. “Queremos que este seja um momento de conclusão, mas também de manifesto, que servirá para apresentar as ideias finais que saíram dos diálogos e do Hackaton, bem como um espaço de encontros onde estarão representadas várias organizações juvenis e haverá workshops e concertos”, explica Pedro Martins, também da Activar.
Com a duração de dois anos (entre 2023 e 2025), este projeto cofinanciado pela União Europeia, através do programa Erasmus+, conta também com a participação ativa das autarquias, nomeadamente através de quatro decisores políticos (regra geral, o vereador com o pelouro da juventude) e outros tantos técnicos, que farão a ligação entre as autarquias, os jovens e a associação.

Sessão de apresentação do projeto “Entre Jovens – Participação em Comunidades Locais”, realizada na Lousã. Foto: © CM Lousã
A iniciativa “tem todas as condições de ser um sucesso e poder ser uma porta aberta para que no futuro possa haver uma melhor interação entre os jovens de cada território e os decisores políticos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, durante a sessão de apresentação. Já o vereador da câmara Municipal de Miranda do Corvo, Rui Godinho, realçou a importância da partilha de ideias, “até porque não podemos descurar que a mente dos jovens é poderosa, conseguindo criar também ideias poderosas para a nossa região”.
O caráter intermunicipal da iniciativa foi destacado pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, lembrando que “não faz sentido que este tipo de projetos fiquem encerrados naquilo que são as nossa fronteiras administrativas, num território que tem muito mais semelhanças que diferenças”. A mesma ideia foi sublinhada pelo vereador da Lousã, João Santos, ao dizer que se “vai unir quatro municípios parceiros e que têm sabido trabalhar em conjunto”, neste caso com um denominador comum e inovador: “é um projeto que mobiliza jovens para falarem com jovens”.
Foto de destaque: © Shutterstock