O Porto está entre as 20 cidades distinguidas recentemente com o Selo da Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras da União Europeia. Trata-se de uma iniciativa que reconhece os planos dos municípios europeus para alcançar a neutralidade climática até 2030 e, ao mesmo tempo, permite aceder a financiamento público e privado para esse objetivo.
O certificado é entregue na próxima terça-feira (dia 22) no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, pela Comissária Europeia Iliana Ivanova, que já deu os parabéns às cidades premiadas pelos “passos ousados que tomaram em direção à neutralidade climática”. “Este compromisso abre caminho para um futuro sustentável e resiliente para todas as comunidades”, afirmou a responsável pela pasta da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, disse ser “muito importante que o Porto esteja entre as cidades mais envolvidas, liderando pelo exemplo”. “Trata-se de um projeto de cidade coletivo, como nos tem provado o crescente interesse e adesão de organizações e cidadãos ao Pacto do Porto para o Clima. Este pacto reflete, de forma perfeita, uma colaboração e intervenção de múltiplos stakeholders rumo a um objetivo comum”, acrescentou o também vereador do Ambiente e Transição Climática e membro do Grupo Consultivo de Presidentes de Câmara da Missão das Cidades.
Além da cidade do Porto, o Selo Missão Cidades foi entregue igualmente a mais 19 cidades europeias: Aachen, Münster (Alemanha), Trikala (Grécia), Miskolc (Hungria), Eilat (Israel), Bolonha, Bérgamo, Milão, Prato, Turim (Itália), Liepāja (Letônia), Haia (Holanda), Bucareste, Suceava (Roménia), Liubliana, Kranj (Eslovénia), Gotemburgo, Gävle, Umeå (Suécia).
Este grupo junta-se a outros dois que já tinham recebido a distinção em duas rondas anteriores. Em outubro de 2023 foi atribuída a 10 cidades e em março deste ano a mais 33, numa lista que incluiu dois municípios portugueses: Lisboa e Guimarães.
Recorde-se que o Selo da Missão Cidades é um reconhecimento das boas práticas desenvolvidas pelos Climate City Contracts de cada cidade, ou seja, os documentos que reúnem a visão global dos municípios rumo à neutralidade climática. Isto porque contêm um plano de ação e a respetiva estratégia de investimento, que terão de passar pelo crivo da Comissão Europeia. Só após uma avaliação positiva é que cada cidade pode receber o selo, tal como acontece agora com o Porto.
No total, a Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras da UE integra 100 cidades europeias, além de outras 12 cidades adicionais, oriundas de países associados ao Horizonte Europa.
Fotografia de destaque: © Shutterstock