Já são conhecidos os vencedores dos Prémios ODSlocal, uma iniciativa da Plataforma ODSLocal que distingue os projetos, municípios e agentes da sociedade civil que mais contribuem para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os galardões foram entregues esta sexta-feira durante a 4ª Conferência anual da Plataforma, dedicada ao tema “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, realizada em Pombal.

A quarta edição da iniciativa entregou vários prémios, distribuídos pelas diferentes categorias, escolhidos entre as 1.297 candidaturas submetidas e analisadas pelo júri do concurso. No caso dos “Projetos Locais para os ODS”, desenvolvidos pela sociedade civil, houve três distinguidos, a começar pelo projeto “Guardiãs do Mar”, da Ocean Alive, que envolve as mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado na proteção das pradarias marinhas. Já o projeto “Zambujal 360”, da Associação Leigos Missionários da Consolata e da CAZAmbujal Associação Recreativa, no concelho de Amadora, tem como objetivo criar o primeiro bairro social embaixador dos ODS. Premiado foi também o projeto “Loja de Emprego” desenvolvido pela ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, que promove o emprego e a inserção profissional.

Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, foi o anfitrião do evento

Na categoria “Práticas Municipais para os ODS” também foram eleitos três vencedores – Oeiras, Torres Vedras e Matosinhos -, a que se juntaram mais duas menções honrosas, para Góis e Cascais. Por sua vez na categoria “Boas Práticas Individuais”, os prémios foram para o município de Águeda com o projeto de renaturalização “LIFE Águeda”; para o município de Loulé com a “Semana do Clima”; e para o Seixal, graças ao “Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade”. Nesta temática, foram atribuídas igualmente duas menções honrosas aos municípios de Lousada, pela “Mata de Vilar – O pulmão de Lousada”, e de Pombal, com “Gabinete de apoio à Família e à Parentalidade”).

Entre as novidades deste ano esteve a atribuição de um Galardão de Mérito ODSlocal, dedicado a personalidades que contribuíram de forma relevante para a missão da Plataforma ODSlocal. Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé; Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor; e Carolina Mendonça, Coordenadora da Açores DMO, foram os distinguidos.

Durante a cerimónia realizada em Pombal foram ainda entregues os Selos ODSlocal, uma “certificação que distingue os municípios signatários da versão avançada da Plataforma ODSlocal que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local”. Uma das categorias diz respeito ao “Desempenho Municipal”, tendo destacado 15 municípios: Arronches, Calheta (Açores), Campo Maior, Cascais, Castelo de Vide, Guimarães, Horta, Lajes do Pico, Mértola, Oeiras, Portalegre, Santa Cruz das Flores, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Já a categoria “Dinâmica Municipal” elegeu outros tantos municípios: Arcos de Valdevez, Angra do Heroísmo, Castelo de Vide, Guimarães, Horta, Lajes do Pico, Matosinhos, Mértola, Oeiras, Portalegre, São João da Pesqueira, Seia, Tarouca, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Para João Ferrão, coordenador da Plataforma ODSlocal, estes prémios são a demonstração de que “ao longo do país há muitos municípios a trabalhar muito bem, muitos promotores locais a desenvolverem projetos interessantes”, “visando não apenas um objetivo do desenvolvimento sustentável, mas vários, até porque, como sabemos, para atingir a agenda 2030, quando mais aprofundadas forem as sinergias entre vários ODS, maior é o avanço da concretização das metas definidas”.

Em entrevista à Smart Cities, o responsável fez também o balanço dos cinco anos da Plataforma ODSlocal, sublinhando que neste período “houve uma evolução muito positiva, quer no número de municípios que são nossos subscritores, quer em número de informação que disponibilizamos, quer também em termos de trabalho concreto com a Administração Central e em termos locais com os municípios”.