O município de Loures conquistou o Prémio de Serviço Público das Nações Unidas 2024, galardão que distingue as melhores respostas de serviços públicos de todo o mundo às necessidades sociais, económicas e ambientais da sociedade. A cidade portuguesa foi uma das três vencedoras na categoria “Combate às Alterações Climáticas”, com a estratégia “SEE H2O – Um novo olhar sobre o uso da água”.
Trata-se de uma iniciativa dedicada à sustentabilidade, eficiência e economia circular, que procura valorizar o recurso água durante todo o ciclo urbano. Para tal, a autarquia definiu uma metodologia assente em cinco pilares: restauro e preservação da água; monitorização; educação; valorização do território; e envolvimento.
De acordo com Nuno Dias, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Loures, trata-se de “uma nova visão de como deve ser gerido este recurso tão precioso no que diz respeito, por exemplo, às linhas de águas que temos no concelho, à sua monitorização em tempo real e aos projetos de sensibilização que, só no último ano, envolveram mais de mil crianças”.
O responsável lembra que esta estratégia é um conjunto de diversos projetos e destaca um na área da economia circular, que reaproveita a água das piscinas municipais para a rega de espaços verdes e lavagem de ruas. Ao reutilizar 2% da água de uma piscina municipal, a autarquia prevê poupar cerca de 20 metros cúbicos de água rejeitada, o equivalente a 800 duches de cinco minutos ou a sete piscinas cheias por ano.
“Desde que inaugurámos o projeto piloto, largas dezenas de municípios já entraram em contacto conosco para saber como o fizemos e, na realidade é um sistema perfeitamente normal, que usa um depósito de águas capaz de assentar o cloro e permitir a reutilização das mesmas”, disse Nuno Dias à Smart Cities, depois de ter recebido o prémio das Nações Unidas numa cerimónia realizada em Seul, na Coreia do Sul.
Outros projetos desenvolvidos pelo município nesta área são o “RiosComVida”, uma iniciativa de educação ambiental já vencedora do prémio internacional “Cidades Educadoras”, e a brigada “Guarda Rios”, equipa responsável pela limpeza, manutenção e restauro dos cursos de água no concelho.

Cerimónia de entrega de prémios aconteceu na semana passada em Seul
Na categoria “Combate às Alterações Climáticas, a Câmara Municipal de Loures partilhou o prémio com um projeto da Indonésia que pretende calcular a vulnerabilidade e os riscos ambientais do arquipélago, e outro que visa a melhoria das condições de vida em zonas desfavorecidas de Amã, capital da Jordânia.
O galardão das Nações Unidas conta ainda com mais duas categorias, “Inovação nas Instituições Públicas” e “Serviços Públicos Sensíveis ao Género” e nesta última também foi reconhecido um projeto português, o Plano Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade, que recebeu uma menção honrosa. Portugal, o Brasil e a Indonésia foram, assim, os únicos países com mais de um troféu.
No total, o Prémio de Serviço Público das Nações Unidas recebeu mais de 400 candidaturas de 73 países. As inscrições para a próxima edição, em 2026, arrancam no próximo ano. Mais informações aqui.
Fotografia de destaque: © CM Loures