Os três melhores projetos na área da sustentabilidade das cidades vão voltar a ser distinguidos pelo consórcio ODSlocal. São elegíveis os projetos mapeados no portal ODSlocal, que assinalaram expressamente ser candidatos ao prémio ODSlocal no formulário de submissão dos projetos. Podem candidatar-se entidades privadas, com ou sem fins lucrativos e serviços locais de entidades públicas que desenvolvam atividades nas áreas do ensino, saúde, cultura ou de natureza social. Quanto às autarquias locais, apenas podem candidatar-se em parceria com outras entidades desde que não sejam os principais promotores ou líderes do projeto.  

Serão elegíveis os projetos que se encontrem em curso e com atividade no último ano, que tenham um impacto concreto e que estejam alinhados com as metas dos ODS, assim como os que tenham um forte potencial de replicabilidade.  

O processo de avaliação inclui duas fases, a seleção das candidaturas finalistas, que decorre até 24 de outubro de 2024, e a avaliação pelo júri, que decorre até dia 7 de novembro de 2024. A avaliação dos projetos finalistas será efetuada por um júri composto por seis elementos, um representante da Fundação “la Caixa”, três representantes da Comissão Científica ODSlocal, um especialista convidado e o coordenador do consórcio ODSlocal. 

A atribuição pública dos prémios será realizada durante a 5ª. Conferência ODSlocal que acontece no dia 22 de novembro de 2024. São elegíveis os projetos que sejam submetidos até dia 1 de outubro de 2024, através do formulário disponível na plataforma ODSlocal. 

Fotografia de destaque: © shutterstock