Melgaço anunciou, nesta segunda-feira, que recebeu o selo de bronze da EarthCheck, órgão certificado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC). Saldo carbónico negativo, boas práticas em água potável e gestão de resíduos contribuem para que o território seja um destino turístico sustentável e o selo é “a primeira distinção na caminhada rumo à certificação”.
Depois de se posicionar como destino de natureza mais radical de Portugal desde 2017, Melgaço decidiu enveredar, neste ano, por uma estratégia turística mais focada na sustentabilidade. Apoiando-se na assessoria do IPDT – Turismo e Consultoria, iniciou agora o processo de certificação enquanto destino sustentável.
O resultado é o selo de bronze da Earthcheck. Esta conquista valeu-se da classificação de “melhor prática” em vários indicadores, por exemplo, no que diz respeito às emissões de gases com efeito de estufa, ao consumo de água potável e aos resíduos sólidos enviados para aterro. No que se refere às emissões, Melgaço apresenta um saldo carbónico negativo, absorvendo cerca de sete vezes mais do que emite, diz a autarquia. O território conta ainda com uma produção de electricidade renovável nos parques eólicos do concelho 15 vezes superior à energia consumida.
Segundo o comunicado de imprensa, este selo é “a primeira distinção na caminhada rumo à certificação”. Para começar esta caminhada foi necessário criar uma estrutura de gestão da sustentabilidade do destino, a Destination Management Organization (DMO), definir a Política de Gestão da Sustentabilidade de Melgaço, e criar uma estrutura operacional responsável pela definição do Plano de Acção e o respectivo acompanhamento, a Green Team.
Neste caminho, foi ainda requisito elaborar um benchmark para comparar Melgaço com outros destinos internacionais em vários domínios – energia, água, resíduos, biodiversidade, emissões de gases com efeito de estufa, economia, sociedade e cultura.
Para integrar a rede internacional de turismo sustentável, Melgaço tem de ser submetido a um processo de auditoria, iniciado ontem e que termina hoje. Neste processo, realizado por agentes externos e independentes, o território prevê atingir a certificação de prata.