Os sons quentes de Cabo Verde, pela voz e ritmos de Mayra Andrade, e os ambientes do multi-instrumentista Luís Clara Gomes, conhecido pelo projeto Moullinex, vão dar voz à 10.ª edição do Açores Burnning Summer. Um eco festival que volta à icónica praia dos Moinhos, em Porto Formoso, na ilha de São Miguel, a 30 e 31 de agosto.
O Açores Burnning Summer é mais do que um festival de música. Além de premiado e certificado na vertente da sustentabilidade, pelas preocupações com a vertente ecológica, alarga a agenda ao cinema, aos debates e a ações comunitárias.
O festival, que tem a SmartCities como parceiro de media, é um evento de acesso equilibrado, segundo a organização, que “valoriza a qualidade da experiência por parte do público e a sua relação com a natureza envolvente”, a icónica praia dos Moinhos. “O Burning cresceu sem desvirtuar a sua identidade nem penalizar o lugar onde acontece, muito pelo contrário”, garantiu o diretor do certame, Filipe Tavares.
Para garantir a preservação do local e a qualidade do atendimento e conforto dos festivaleiros, a organização limitou a lotação a 2500 pessoas, 75% da capacidade total do recinto. “O Azores Burning Summer é um festival de verão imperdível que nasceu com o propósito de celebrar a mítica Praia dos Moinhos e deixar um contributo positivo na sociedade através da promoção da sustentabilidade”, acrescenta Filipe Tavares, em comunicado da organização enviado às redações.
“O festival apresenta um programa alternativo onde a qualidade e a diversidade das propostas são prioridade. Apostamos nas músicas do mundo como forma de unir as pessoas em torno de causas comuns”, nota Filipe Tavares. A agenda corrobora as palavras do diretor do certame.
A voz e a atmosfera intimista de Mayra Andrade parecem feitas à medida do anfiteatro natural de encantar da praia dos Moinhos, prometendo um ambiente de ritmos africanos na primeira noite de festival, dedicada a Cabo Verde. Para o segundo dia, foram convidados alguns dos artistas mais marcantes de anos anteriores. Moullinex regressa com uma série de músicos convidados para um concerto especialmente concebido para celebrar a 10ª edição do festival. O produtor português, DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes vai encher a praia dos Moinhos com um arco-íris de sons que vai desde contemplações melancólicas da eletrónica à house a músicas mais exuberantes.
Os bilhetes estão disponíveis em www.azoresburningsummer.com e na plataforma seetickets. Os preços começam nos 25 euros, bilhete geral, para a primeira fase de compra, de 19 de Fevereiro a 5 de Maio; Daí até 29 de agosto, o bilhete geral passa a 30 euros e o diário a 20. No dia do festival, 30 e 31 de agosto, aumenta para 40 euros, bilhete geral, e 25 bilhete diário.