A Iniciativa Urbana Europeia lançou um novo concurso para revisões por pares (“peer reviews”) destinado a cidades da União Europeia que queiram melhorar as suas estratégias de desenvolvimento urbano sustentável através de um processo de avaliação comparativa e aprendizagem entre pares. As candidaturas estão abertas até ao dia 17 de novembro.

Cada revisão pelos pares envolve uma “cidade em análise” (o beneficiário principal), que irá trabalhar com técnicos municipais de outras cidades europeias (até um máximo de seis municípios), incumbidos de atuar como “revisores pelos pares” (beneficiários secundários). Juntos, irão responder a um desafio no desenvolvimento, implementação ou monitorização de uma estratégia de desenvolvimento urbano sustentável.

Na prática, as cidades beneficiárias identificam esse desafio urbano, que irão enfrentar com o apoio e acompanhamento dos “revisores pares”, cuja tarefa é partilhar as suas experiências, abordagens e ideias. O processo é finalizado com a elaboração de um relatório composto por diversas recomendações e sugestões e, por fim, com um novo encontro para avaliar e ajustar a implementação das mesmas.

Este concurso tanto admite candidatos a “cidades em análise”, que pretendam aprender com outros municípios e peritos da União Europeia, como candidatos a “revisores pares”. Neste caso deverão ter experiência em estratégias urbanas integradas no âmbito da política de coesão.

A atividade de revisão por pares é totalmente financiada pela Iniciativa Urbana Europeia (EUI na sigla em inglês), que também possibilita a realização de reuniões bilaterais para tirar eventuais dúvidas. Sugere, igualmente, a consulta de informações sobre anteriores edições da iniciativa, como a que envolveu a Comunidade Intermunicipal de Coimbra no ano passado. Mais esclarecimentos no site da convocatória ou através do email capacitybuilding@urban-initiative.eu

Com um orçamento total de 450 milhões de euros (proveniente do FEDER), a Iniciativa Urbana Europeia é um instrumento de apoio à vertente urbana da política de coesão para o período 2021-2027. Além de ações de inovação, também ajuda a reforçar as capacidades de zonas urbanas europeias, fornecendo dados para a elaboração de políticas e facilitando a partilha de conhecimentos em matéria de desenvolvimento urbano sustentável.

Fotografia de destaque: © Shutterstock