Termina amanhã o prazo de submissão de apresentações para a 24 ª edição da ECOMM – Conferência Europeia sobre Gestão de Mobilidade, que tem lugar entre os dias 16 e 18 de Junho, no Centro de Congressos do Estoril. A necessidade de acelerar a mudança para a mobilidade sustentável é o tema principal deste evento internacional, que volta a escolher Cascais como palco.

Os trabalhos propostos para apresentação deverão estar relacionados com um dos cinco tópicos em destaque na conferência: o início de uma nova era – acelerar a mudança para a mobilidade sustentável (tema principal); “mobility avoidance” – uma nova mobilidade reconstruída do zero; territórios resilientes – acelerar a implementação de novas decisões; políticas de gestão de mobilidade para a promoção da acessibilidade universal; perspectivas para o futuro da mobilidade. As propostas podem ser submetidas aqui.

 A 24ª ECOMM é promovida pela Plataforma Europeia para a Gestão de Mobilidade (EPOMM, na sigla em inglês), com o apoio, em Portugal, da câmara municipal de Cascais e da Cascais Próxima/MobiCascais.

Cascais tinha já sido o local escolhido para receber a 23ª edição da ECOMM em 2020, no entanto, a crise pandémica levou a uma adaptação do evento para o formato on-line. Em alternativa, realizaram-se sete webinars, que podem ser vistos aqui.

Para além da localização “privilegiada”, as razões que levaram a entidade europeia a escolher a vila portuguesa para acolher o evento prendem-se também com o trabalho desenvolvido pelo município na área da mobilidade e inteligência urbana. No portal do encontro, o sistema integrado de mobilidade MobiCascais, a abordagem mobilidade como serviço (MaaS – mobility as a service) e a aposta nos modos suaves e ainda a implementação de um centro de controlo, onde se podem gerir e integrar as várias soluções, são alguns dos motivos apresentados pela EPOMM para voltar a escolher Cascais como anfitriã.