Lisboa foi a cidade escolhida pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF) para acolher, em 2021, uma das maiores conferências de mobilidade ciclável do mundo: a Velo-city. Até à revelação do vencedor, Lisboa fazia parte do lote final de cidades candidatas finalistas, juntamente com Ljubljana (Eslovénia) e Valência (Espanha).

Depois de ter sido uma das cidades candidatas finalistas para a edição de 2017 da conferência, no ano de 2014 – altura em que perdeu a oportunidade de receber o evento global para a cidade holandesa de Arnhem –, Lisboa vê agora reconhecidos os esforços empreendidos na promoção da mobilidade ciclável, tendo ontem sido anunciada como a cidade escolhida para receber a edição de 2021 da conferência Velo-city.

A conferência Velo-city acontece desde 1980, quando se realizou pela primeira vez na cidade alemã de Bremen e tem como objectivo promover a utilização da bicicleta como meio de transporte. Segundo tweet do presidente da autarquia lisboeta, Fernando Medina, publicado logo a seguir ao anúncio da cidade vencedora, este é um evento que “atrai anualmente mais de 1500 urbanistas, engenheiros e arquitectos e é a referência em termos de planeamento e promoção da bicicleta como modo de transporte e lazer”. Num outro tweet, o autarca refere que “esta distinção é também um reconhecimento internacional do trabalho da CML [câmara municipal de Lisboa] na promoção dos modos activos”, ou seja, das deslocações a pé e de bicicleta.

 

Um compromisso com a bicicleta

Nos últimos anos, a rede de ciclovias de Lisboa ultrapassou os 90 quilómetros, mas, até ao momento de receber a conferência organizada pela ECF, a ambição é ainda maior. A câmara municipal anunciou, em 2016, a intenção de fazer a rede crescer até aos 200 quilómetros. O plano do município, entre ciclovias existentes e planeadas, pode ser consultado neste mapa interactivo.

Desde que começou, a Velo-city tem sido acolhida por cidades reconhecidas pela sua utilização da bicicleta como meio de transporte e pelo compromisso e estratégias adoptadas na promoção deste meio de transporte, casos de Copenhaga, Bruxelas ou Sevilha. A cada edição juntam-se centenas de participantes, entre especialistas na área de mobilidade, engenheiros e representantes de cidades, provenientes de dezenas de países. Em 2018, a conferência, organizada pela ECF, realizou-se no Rio de Janeiro e em 2019 tem paragem marcada para a cidade irlandesa de Dublin. Antes de chegar a Lisboa, a Velo-city de 2020 terá lugar na Cidade do México.

Em 2021, para além de acolher a conferência internacional, Lisboa será, também, Capital Europeia do Desporto. A estas distinções, junta-se o facto de, em Junho deste ano, Lisboa ter sido anunciada como Capital Verde Europeia para o ano de 2020.