Ir para a escola num comboio especial, movido a pedais e a sorrisos, tornou-se um hábito para as mais de duas centenas de crianças que participam no programa Comboios de Bicicletas de Lisboa. Os miúdos gostam, os pais agradecem e a mobilidade da cidade também fica a ganhar.

Senhores passageiros, dentro de momentos vai partir um comboio com destino à escola mais próxima. Tem paragem em todas as estações e apeadeiros e só aceita alunos e pais que queiram ir para as aulas a pedalar. Em Lisboa, são já 226 os participantes nos Comboios de Bicicletas (dados do passado ano letivo), um programa de mobilidade escolar organizado pela câmara municipal que abrange 26 escolas e conta com 22 linhas por toda a cidade.

A Smart Cities acompanhou uma delas, o percurso C30, com início na freguesia da Ameixoeira e final junto à escola EB do Lumiar. A manhã era de chuva, mas ninguém pensou em desistir. O melhor dia de todos é a terça-feira, quando vamos para a escola de bicicleta”, contaram as crianças. Por enquanto, cada linha circula apenas uma vez por semana, mas os miúdos já pedem mais.

Parte do percurso faz-se em ciclovias, embora também haja muitos troços em estrada que obrigam a atenções redobradas por parte dos maquinistas, ou seja, dos monitores que acompanham as crianças. E não são poucas as vezes que se colocam, literalmente, à frente dos automóveis, servindo de tampão ao trânsito, sempre em nome da segurança dos mais novos. Pelo caminho, vão conversando com os alunos, pedindo que se mantenham em fila, como se fossem um comboio, e até levam uma coluna de som para passar as músicas que eles gostam. Quase no final dão ainda uma ajuda preciosa aos mais pequenos (as idades começam nos cinco anos), que agradecem aquele empurrãozinho extra para vencer uma última subida mais difícil. 

Chegados à escola, cerca de meia hora depois da partida inicial, as crianças não escondem o orgulho de irem para as aulas sem os pais. A maioria também já revela uma considerável consciência ambiental e muitos dizem que até começou com a participação nos Comboios de Bicicletas. É o caso de Bernardo Corrêa, de 10 anos, para quem “esta é uma boa ideia porque ajuda a poluir menos, uma vez que não é preciso usar carros, ajudando o meio ambiente e reduzindo os combustíveis fósseis”. 

“Os carros poluem muito, por isso, se formos de bicicleta não poluímos nada. E além do mais, é muito divertido”, diz Leonor Pinto, de nove anos. a mãe, Carolina Lourenço, diz que é uma forma dela começar o dia a fazer exercício físico. “Mostrarmos que é possível andar na cidade sem estarmos sempre a fazer uso do carro, ajudando a reduzir não só o trânsito como as emissões”, explica. 

Em 2023/2024, o programa bateu o recorde de inscrições, 556, mas os responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa (CML) acreditam que neste novo ano letivo possa haver mais interessados e também mais linhas. “Temos uma perspetiva de crescimento consolidado, assegurando as que já existem e potenciando um incremento que não resulte necessariamente da nossa iniciativa, mas também das próprias escolas, em ligação com a Bicicultura, que está muito ligada ao programa”, disse à Smart Cities Fernando Rosa, chefe de Divisão de Informação e Promoção da Mobilidade da CML.

Veja o vídeo da Smart Cities sobre os Comboios de Bicicleta de Lisboa: