O Município de Bragança tem investido, nos últimos anos, na promoção de uma cidade mais sustentável e amiga do ambiente, onde sejam promovidos hábitos de vida mais saudáveis. Bragança é, por isto, e por muitos outros motivos, uma EcoCidade e isso significa, também, que é uma cidade onde a mobilidade sustentável é uma prioridade.

Têm sido, por isso, implementados alguns projetos com vista à melhoria da mobilidade (no decorrer do Plano estratégico de Mobilidade Sustentável), como o incremento dos modos suaves (bicicleta e pedonal), através da construção de ciclovias (Bragança conta já com mais de oito quilómetros de ciclovias) ou vias pedonais, bem como o reforço da integração multimodal para os transportes urbanos públicos coletivos de passageiros e a beneficiação da rede de interfaces de transportes urbanos públicos coletivos.

Neste sentido, foi implementado um projeto de bicicletas elétricas partilhadas, as Xispas, através das quais, todos os cidadãos podem, de forma gratuita, percorrer toda a cidade de Bragança.

Visa-se, assim, promover o aumento da mobilidade sustentável de pessoas e mercadorias, a par do reforço da coesão interna das estruturas urbanas, através do reequilíbrio entre modos de transporte. Pretende-se, ainda, promover os transportes públicos coletivos e individuais e melhorar a repartição modal com diminuição da dependência dos cidadãos e das organizações do transporte individual motorizado, reformulando a oferta das linhas urbanas.

No fundo, o objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho ambiental e energético da cidade, incentivando a uma menor utilização dos veículos motorizados, pressupondo o incremento da multifuncionalidade de ruas estrategicamente escolhidas.

O Município de Bragança pretende, desta forma, transformar a cidade num território coeso e bem conectado, recorrendo à mobilidade amiga do ambiente.

Bragança será uma das cidades portuguesas a participar na conferência internacional ZOOM Smart Cities, que terá lugar nos próximos dias 18 e 19 de Maio, em Lisboa. Para mais informações, clique aqui.