“Cidade de 15 minutos”, “Distritos de Energia Positiva” e “Economias Urbanas Circulares” são os três temas principais da nova convocatória da parceria europeia Driving Urban Transitions (DUT), com candidaturas abertas a partir de 1 de Setembro. O objectivo deste aviso é apoiar projectos transnacionais de pesquisa e/ou investigação relacionados com os desafios urbanos, de forma a incentivar a transição sustentável das cidades. Entre os destinatários estão, por exemplo, instituições do ensino superior, institutos de I&D ou empresas.
Cada um dos temas base está dividido em outros tantos tópicos. No caso da “Cidade de 15 Minutos” os projectos candidatos deverão incidir sobre políticas integradas e dados concretos para reduzir a dependência do automóvel; políticas de mobilidade e planeamento para desenvolvimentos orientados para a proximidade; e capacitação das pessoas para as transições da mobilidade urbana.
Quanto aos “Distritos de Energia Positiva”, os tópicos são a resiliência e pobreza energética; a regeneração e renovação urbanas; e os sistemas facilitadores das transições energéticas locais (colaboração e investimento sustentável). Já em matéria de “Economias Urbanas Circulares”, estão definidos os seguintes: o ambiente construído como base de recursos; o conhecimento e optimização dos fluxos de recursos entre áreas urbanas e rurais; e o planeamento e desenho de áreas urbanas com a Natureza, rumo a um urbanismo regenerativo.
Os projectos seleccionados serão financiados directamente por agências nacionais e, no caso de Portugal, será a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que apoiará apenas propostas relacionadas com o tópico “Cidade de 15 Minutos” (consultar condições e outras informações aqui).
Este concurso da DUT divide-se em duas fases. Primeiro, os candidatos devem submeter uma pré-proposta, até 21 de Novembro, que será avaliada pelo Comité de Acompanhamento do Concurso, de acordo com critérios e condições de elegibilidade previamente estabelecidos. Depois, os seleccionados são convidados a elaborar uma proposta completa durante a segunda fase, a decorrer até 30 de Abril de 2024. A decisão final será anunciada em Julho de 2024 e os projectos deverão arrancar entre Setembro desse ano e Janeiro de 2025.
Além de Portugal, podem candidatar-se ao concurso entidades ou empresas dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá/Quebec, Chipre, Chéquia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Roménia, Suécia, Suíça e Turquia. Cada proposta deve envolver, pelo menos três países desta lista, e estabelecer de forma clara uma colaboração transnacional.
Para esclarecer dúvidas ou pedir mais informações, foi marcada uma sessão online, a decorrer no dia 12 de Setembro de 2023.
Imagem de destaque: © Driving Urban Transitions