A câmara municipal de Braga anunciou, na sexta-feira, a abertura das candidaturas ao projecto-piloto europeu Bicification – O futuro em duas rodas, uma iniciativa que procura alavancar a transição para a mobilidade sustentável. Para isso, assenta numa lógica de gamificação e de atribuição de incentivos financeiros aos 500 participantes seleccionados, podendo chegar aos 28 euros mensais para uso no comércio local.
Braga vai acolher o projecto-piloto Bicification, através do qual será incentivada a mobilidade suave e será estudado o comportamento dos cidadãos que circulam em bicicleta na cidade. Neste âmbito, até ao dia 31 de Maio, os indivíduos com mais de 15 anos que residam ou trabalhem em Braga e que possuam um smartphone e uma bicicleta poderão submeter a sua candidatura.
As deslocações de bicicleta dos 500 participantes seleccionados serão mapeadas através de um sistema GPS e de uma app associada, sendo depois monitorizadas numa plataforma de dados centralizada desenvolvida pela Pin Bike. Por cada quilómetro percorrido, serão atribuídos 25 cêntimos em viagens casa-escola ou casa-trabalho e sete cêntimos em viagens genéricas. No entanto, cada participante não poderá acumular mais do que um euro por dia ou 28 euros por mês.
“Os utilizadores registados recebem incentivos monetários pelas autoridades locais, enquanto as cidades beneficiam de dados valiosos e fiáveis sobre as rotas [preferidas]”, as quais poderão informar sobre potenciais pontos estratégicos para investimento em infraestruturas, refere o website do projecto. Os ganhos monetários poderão ser utilizados no comércio local e, por isso, há “um benefício adicional para as comunidades locais”, acrescenta.
Em paralelo, o Bicification prevê outro incentivo, numa lógica de gamificação, em que os utilizadores competem uns com os outros, sendo posicionados num ranking. Consoante o empenho no projecto, de acordo com os termos e condições, os participantes irão receber pontos, que se poderão vir a traduzir também num incentivo financeiro extra.
A aplicação irá agregar várias funcionalidades, disponibilizando aos 500 participantes do Bicification Braga o acesso ao ranking, ao número de sessões, ao histórico, à distância percorrida, à velocidade média, às emissões de CO2 evitadas, ao dinheiro conquistado pelos km percorridos. A localização de bebedouros ou de outros equipamentos relevantes para os ciclistas e a localização das lojas locais aderentes irão constar também da app.
O projecto Bicification, financiado pela iniciativa EIT Urban Mobility, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), irá decorrer entre Junho e Setembro em três cidades europeias – Braga, Istambul, na Turquia, e Talin, na Estónia. Nos próximos cinco anos, o EIT espera alcançar 100 mil utilizadores em 90 cidades.