Lisboa, Madrid e Paris, as três maiores cidades do Corredor Atlântico, foram as escolhidas para o projecto europeu AUTOCITS, que visa testar a condução autónoma nas estradas da Europa. As Avenidas Brasília e Marginal serão palco de testes em Lisboa. O objectivo é avançar na regulamentação e trabalhar a comunicação entre veículos, utilizadores e infra-estruturas.
O AUTOCITS, projecto de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I+D+i), resulta de um consórcio liderado pela Indra, multinacional espanhola de consultoria e tecnologia, e que conta com a participação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Universidade de Coimbra (UC), do Instituto Pedro Nunes (IPN), da Direcção Geral de Tráfego (DGT) de Espanha, da Universidade Politécnica de Madrid e da instituição pública francesa INRIA, dedicada à ciência e tecnologia.
As estradas de Lisboa, Madrid e Paris serão o palco para o projecto piloto, que vai incluir testes fechados e abertos ao trânsito, em diferentes tipos de vias e com veículos autónomos de diferentes fornecedores. Em Lisboa, a condução autónoma será testada no IC17-CRIL e nas Avenidas Brasília e Marginal. Em Paris, os testes vão decorrer na auto-estrada A-4 e, em Madrid, na auto-estrada M-30.
Os três testes piloto vão realizar-se entre 2017 e 2018 e vão permitir testar a relação entre veículos autónomos e convencionais e centros de controlo de tráfego. Posteriormente, serão elaboradas recomendações, tendo por base a análise dos resultados obtidos, relativamente a questões de segurança rodoviária e mudanças necessárias, tanto a nível físico como digital. Um dos objectivos fundamentais do projecto é avançar na regulamentação e na adequação das regras de trânsito, garantindo a correcta circulação e convivência dos veículos de condução autónoma nas estradas europeias. Actualmente, ainda não existe um conjunto de normas a nível europeu que regule a circulação destes veículos. Este projecto pretende, igualmente, desenvolver sistemas inteligentes e cooperativos de mobilidade, baseados na comunicação e intercâmbio de dados entre veículos, utilizadores e infra-estruturas.
Nos testes a realizar, serão enviadas aos veículos autónomos, a partir de centros de controlo de tráfego, várias notificações, tais como avisos de complicações no trânsito, obras na via, presença de veículos de emergência, alertas meteorológicos ou recomendações sobre velocidade a adoptar e vias alternativas a utilizar. Esta comunicação recíproca, entre veículos e centros de controlo, vai permitir que estes últimos desempenhem um papel mais activo na gestão do tráfego.
Está também prevista a colaboração com outras iniciativas à escala europeia, como o projecto C-Roads e a EU EIP Platform. O orçamento do projecto está fixado nos 2,6 milhões de euros, sendo metade deste valor assegurado por fundos comunitários, através do programa europeu Connecting Europe Facility (CEF).
O arranque oficial do projecto foi anunciado no passado dia 23 de Novembro, na primeira reunião do consórcio, realizada na sede da Indra, em Madrid.