A Ordem dos Arquitectos (OA) lançou, na semana passada, uma plataforma digital que possibilita aos seus associados e população geral acesso a conteúdos formativos “a qualquer hora e em qualquer lugar”. O acesso à plataforma de e-learning já está disponível e oferece vários módulos de formação para áreas como urbanismo, engenharia civil e desenvolvimento pessoal.

Facilitar e aumentar o acesso a formação profissional e a recursos multimédia interactivos nas áreas de Arquitectura e Urbanismo, Construção Civil e Engenharia Civil, Higiene e Segurança no Trabalho ou Desenvolvimento Pessoal. Este é propósito criador da plataforma digital de aprendizagem lançada esta segunda-feira pelas secções regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos.

Em nota de imprensa, a Ordem dos Arquitectos afirma que a criação da nova plataforma surge em resposta “a uma necessidade identificada num inquérito lançado pelas secções regionais aos seus membros”. Segundo a associação pública portuguesa para a profissão de arquitecto e para a arquitectura, a plataforma vem permitir “a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar”, sendo “totalmente personalizável a cada utilizador e adaptável a qualquer plataforma LMS (Learning Management System)”.

Para já, a plataforma, que promete ser “mais económica” e “flexível”, arranca com dois módulos de formação: Integração de Segurança Contra Incêndios na Concepção Arquitectónica de Edifícios e Direito na Arquitectura.

As formações que venham a ser disponibilizadas na plataforma têm como público alvo os membros da Ordem dos Arquitectos, mas também a “população geral”, confirma a associação profissional.