Nos próximos tempos, o município da Moita vai implementar medidas de melhoria de eficiência energética no sistema de iluminação pública do concelho. A iniciativa antevê poupanças na ordem dos 650 mil euros anuais, conseguidas através da redução dos usos de energia, e promete melhorar, ao mesmo tempo, os níveis de iluminação pública, reforçando o “sentimento de segurança” dos munícipes.
Para o efeito, o município conta com a ajuda da Ferrovial Serviços, com a qual assinou, no passado dia 2 de Outubro, um contrato com a duração de dez anos. A empresa vai ficar responsável pela gestão da eficiência energética da iluminação pública da Moita, o que inclui a implementação de medidas como a substituição de 9 000 luminárias por tecnologia LED e a realização de um relatório de medição e verificação anual do novo sistema, que permitirá avaliar as economias alcançadas.
O contrato entre as duas entidades prevê uma redução de entre 60 a 70% dos consumos de energia eléctrica face à situação actual, representando cerca de 650 mil euros anuais no orçamento municipal.
Todavia, os benefícios não são apenas ambientais e económicos, estimando-se que as novas luminárias tragam também mais conforto ao ambiente urbano, melhorando os níveis de iluminação. Para Rui Garcia, presidente da câmara municipal da Moita, a iniciativa representa “uma melhoria abissal na qualidade da iluminação pública e em termos de eficiência energética”. De acordo com o autarca, o impacto deverá fazer-se sentir “no curto prazo”, previsivelmente nos primeiros meses de 2020.