A Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, recebeu a certificação de floresta terapêutica, reconhecimento internacional que é atribuído pela primeira vez na Península Ibérica. A certificação incluirá o Bussaco na rota do turismo de saúde e bem-estar e abrirá portas a um novo tipo de turismo.
Através de um comunicado divulgado no site, a Fundação Mata do Bussaco diz que a mata, “classificada como Monumento Nacional, reúne características naturais únicas que fazem dela a candidata ideal à certificação como Floresta Terapêutica.”
A certificação é atribuída pelo Gabinete Internacional de Certificação de Florestas Terapêuticas, que já concluiu o processo de reconhecimento. Em falta fica apenas a tradução do diploma que atesta o reconhecimento internacional.
O processo “particularmente complexo e moroso” tem vindo a ser desenvolvido pela Agência Destinature, da qual a Fundação Mata do Bussaco faz parte integrante, refere a fundação no documento divulgado. Envolve ainda o Grande Hotel do Luso, que integra a direção da Destinature.
A certificação internacional incluirá o Bussaco na rota do turismo de saúde e bem-estar, e irá abrir portas a um novo tipo de turista através da oferta de experiências, que promovem a saúde e a melhoria da qualidade de vida.
A Terapia de Floresta (Forest Therapy) trata-se de uma prática ancestral, cujos benefícios no bem-estar e na saúde têm vindo a ser comprovados por vários estudos científicos, um pouco por todo o mundo.
Fotografia de destaque: Shutterstock