Pelo terceiro ano consecutivo, a autarquia do Porto apresentou o plano municipal de educação para a sustentabilidade, junto das escolas da cidade. Desde o ano passado que o programa se tornou transversal, com a colaboração de vários organismos públicos. O objetivo do programa é aproximar os jovens da “cidade sustentável do futuro”. 

Este ano o documento foi apresentado na Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, num encontro que juntou diretores e professores de estabelecimentos de ensino público e privado da cidade. A autarquia do Porto quer aproximar os jovens e crianças do pensamento crítico sobre a sustentabilidade das cidades através do envolvimento das escolas. 

“Precisamos cada vez mais que as nossas crianças e jovens trabalhem estes temas desde tenra idade, são eles que são os responsáveis por construir a cidade sustentável que queremos ter no futuro”, afirmou Filipe Araújo, Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto à margem da apresentação.

O programa é aberto a todas as escolas da cidade do Porto e concilia a realização de oficinas com as aprendizagens em sala de aula. “Estes programas propiciam o contacto das crianças com a natureza. Eles têm contacto com a natureza, trabalham temas da biodiversidade, da água e de resíduos. Há uma multiplicidade de áreas onde estamos a trabalhar, mas não só em termos de formação em escola, mas no ambiente da cidade”, explica Filipe Araújo.

Desde o ano passado, o programa municipal tornou-se transversal, com a inclusão de todos os organismos da Câmara Municipal do Porto, que trabalham em conjunto e em parceria com outras entidades externas. 

Entre os colaboradores externos está o CEiiA e a Porto Digital que puseram em prática, com a autarquia, o projeto BE. Neutral – Agenda de Mobilidade para a Neutralidade Carbónica nas Cidades que tem como objetivo acelerar a transição para a neutralidade carbónica.     

O Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto 2024/2025 incorpora como objetivos principais: contribuir para a literacia ambiental, aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como a aprendizagem com e na natureza. Para o próximo ano letivo há atividades previstas para vários níveis de ensino, sempre enquadradas com as aprendizagens essenciais para cada nível de ensino.