Um projeto de turismo sustentável, apresentado pela Câmara Municipal de Coimbra, é uma das 22 propostas selecionadas pelo 2.º Concurso Ações Inovadoras da Iniciativa Urbana Europeia (EUI, na sigla em inglês). Escolhido entre 112 candidaturas de 21 países da União Europeia, o COIMBRA ST LLM é o único projeto português eleito por este instrumento da Comissão Europeia que visa apoiar o trabalho das cidades rumo a um futuro mais sustentável e mais digital.
O município prepara-se, assim, para receber um financiamento de 4,9 milhões de euros, destinados a enfrentar os problemas provocados pelo aumento da atividade turística na cidade, sobretudo na zona Património Mundial da UNESCO. Ao mesmo tempo, procura dar resposta a “desafios associados à mobilidade, à criação de emprego, à qualidade do serviço prestado e à perceção dos residentes sobre o impacto do turismo”, diz uma nota de imprensa da autarquia.
Entre as principais ações está a criação de um portal de turismo sustentável, “baseado em modelos de linguagem de grande escalada e enriquecido com dados reais sobre o destino (mais de 300 produtos)”, que irá propor itinerários personalizados, “criando condições para uma melhor gestão, planeamento e sustentabilidade das atividades turísticas e seu impacto no ambiente, nas comunidades locais e no património cultural”, referia o dossiê de candidatura de Coimbra.
Será também criado um Observatório do Trabalho, para apoiar a requalificação profissional no setor do turismo, e desenvolvido um modelo de certificação internacional com o objetivo de promover o turismo sustentável em destinos de património cultural.
Para o presidente do Câmara Municipal, José Manuel Silva, este projeto “vai colocar Coimbra de uma forma inovadora no radar turístico nacional, internacional e das instituições europeias, incluindo a própria Comissão Europeia, e muito contribuirá para a afirmação criativa da marca Coimbra, concorrendo de forma sólida para o desenvolvimento turístico, económico, cultural e ambiental do concelho”.
Liderado pela autarquia, o COIMBRA ST LLM conta ainda com a participação de vários parceiros, como a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, o Turismo de Portugal, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, a Present Technology e a Inova +.
Entretanto, a Iniciativa Urbana Europeia já lançou um 3.º concurso de ações inovadoras, desta vez assente em duas temáticas: transição energética e tecnologia nas cidades. Com um orçamento total de 90 milhões de euros, provenientes do FEDER, está aberto desde o início deste mês e aceita candidaturas até ao dia 14 de outubro.
Fotografia de destaque: © Shutterstock