Por: Rui Pimenta, Administrador Executivo na AdEPorto – Agência de Energia
do Porto (ruipimenta@adeporto.eu); Inês dos Santos Costa, Diretora de Sustentabilidade na Deloitte Portugal (inesdcosta@deloitte.pt); e Miguel da Costa Soares, Senior Manager na Deloitte Portugal (migusoares@deloitte.pt).

Devemos envolver todos, incluindo as crianças, na criação de uma sociedade mais sustentável. A Deloitte, em parceria com a Agência de Energia do Porto, desenvolveu interfaces educativas que utilizam a gamificação para ensinar eficiência energética às crianças. Este projeto capacita as crianças como protagonistas de uma consciência ecológica duradoura, fomentando a coesão social em torno de um desafio comum.

O aquecimento global e as alterações climáticas representam um dos maiores desafios da atualidade, ameaçando economias e sociedades em todo o mundo. Com recurso a uma análise aprofundada dos dados energéticos disponíveis, verificou-se que em Portugal os edifícios, infraestruturas e mobilidade representam mais de 70% das emissões.

Para enfrentar esses desafios, a Deloitte, em parceria com a Agência de Energia do Porto – AdEPorto, desenvolveu a plataforma ClimChoice, com vista a monitorizar e gerir dados energéticos em 10 municípios da região norte de Portugal. Através do ClimChoice, são monitorizados mais de 15 mil edifícios e infraestruturas públicas e mais de cinco mil postos de transformação, que contabilizam grande parte da energia elétrica consumida neste território. A plataforma é essencial para apoiar a tomada de decisão com base em dados reais e ferramentas de simulação, acompanhar em tempo real as políticas e metas de emissões de CO2 e promover a transparência na divulgação de dados, envolvendo e responsabilizando todos os stakeholders.

No âmbito deste projeto, foram desenvolvidas interfaces de comunicação específicas para escolas do Porto. Estas interfaces adaptam a linguagem e os dados de consumo de energia, produção de energia fotovoltaica e emissões de CO2, tornando-os compreensíveis e relevantes para a educação ambiental das crianças.

GAMIFICAÇÃO: ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

O projeto introduz elementos de gamificação, onde escolas competem para serem mais sustentáveis. É uma ação promovida pelo Município do Porto, com o apoio da AdEPorto, junto de 25 escolas básicas abrangidas pelo projeto Porto Solar. O objetivo é sensibilizar os mais jovens para a importância das energias renováveis, proporcionando-lhes uma interação simples e divertida. Através de ecrãs colocados à entrada da escola, é possível observar em tempo real os valores de consumo e produção de energia na respetiva instituição de ensino. Para além disso, o sistema apresenta comparativos facilmente compreendidos por este público, como, por exemplo, quanto tempo de desenhos animados é possível assistir na televisão com a energia que a escola produz naquele dia.

Esta iniciativa está enquadrada com os objetivos de descarbonização do Município do Porto, nomeadamente com o Pacto do Porto para o Clima, compromisso que envolve múltiplos parceiros da cidade rumo à neutralidade carbónica até 2030. A participação das escolas como agentes ativos no esforço de produção de energia descentralizada e de sensibilização da comunidade escolar é determinante para o sucesso da iniciativa, porque todos são importantes para atingir os ambiciosos objetivos climáticos do Porto.

Segundo Rui Pimenta, Administrador Executivo da AdEPorto, “através desta abordagem inovadora e educativa, estamos a capacitar as novas gerações com conhecimentos essenciais sobre a sustentabilidade e as energias renováveis, preparando-as para serem cidadãos ativos na descarbonização do território.”

As opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e não reflectem necessariamente as ideias da revista Smart Cities.

ESTE ARTIGO CONTA COM O APOIO DA DELOITTE E FOI ORIGINALMENTE PUBLICADO NA EDIÇÃO DE JULHO/AGOSTO/SETEMBRO DE 2024 DA SMART CITIES.