A conferência “Visões do Futuro 2024”, promovida pela DECO PROteste, realiza-se nos próximos dias 20 e 21 de setembro, no Edifício Impresa, em Paço de Arcos.
Pela segunda vez consecutiva, Portugal é o primeiro país a celebrar, oficialmente, o Dia Nacional da Sustentabilidade. Este reconhecimento decorreu de uma proposta da DECO PROteste, que foi aprovada pelo Governo e em Conselho de Ministros, e publicada em Diário da República em 2023. A efeméride é agora comemorada a 25 de setembro.
“Em conjunto com os nossos parceiros, pretendemos fazer uma projeção da sociedade em 2024, sob a análise e o compromisso das empresas, entidades e personalidades responsáveis, que contribuem constantemente para um futuro mais sustentável”, afirma Rita Pinho Rodrigues, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da DECO PROteste.
A agenda será composta por diversas conferências, exposições, workshops, mesas redondas e debates.
O primeiro dia, 20 de setembro, será direcionado para entidades, marcas e personalidades, onde será debatido o tema da sustentabilidade. O dia 21 contará com várias atividades, painéis e workshops destinados ao público em geral. Desta forma, a DECO PROteste pretende convidar todos os consumidores a promoverem um futuro mais sustentável para Portugal. A entrada é livre.
Programa
20 de setembro (primeiro dia)
10h | Abertura institucional
10h30 | Homenagem ao Dr. Pinto Balsemão
11h00 | 1º painel – Materiais (in)sustentáveis
11h45 | Coffee break & networking
12h00 | 2º painel – Da casa ao lar: habitação sustentável

12h45 | Almoço & networking
14h30 | 3º painel – Água: que futuro?
15h15 | Coffee break & networking
15h30 | 4º painel – Parar para pensar
16h15 | Encerramento institucional
16h30 | Cocktail & networking
21 de setembro (segundo dia)
10h00 | Abertura para visitantes
11h00 | Painel – Reciclagem, bioresíduos e economia circular
12h00 | Workshop vinhos
14h15 | Workshop energia clear-hp
15h00 | Workshop desperdício alimentar
16h00 | Degustação de cerveja artesanal
17h00 | Encerramento: brinde e momento musical
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.