No dia 31 de maio entre as 14h e as 16h, a TRATOLIXO irá abrir portas das instalações do Ecoparque de Trajouce à comunidade para dar a conhecer o processo de tratamento e valorização de resíduos. As inscrições são gratuitas, mas limitadas. O objetivo é divulgar informação e promover a consciencialização sobre a importância da devida separação de resíduos. As câmaras de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra apoiam esta iniciativa.
O programa do Open Day inclui visitas guiadas a várias áreas das instalações do Ecoparque, entre as quais: Unidade de Tratamento Mecânico (com separação ótica dos sacos verdes); Central de Compostagem para Resíduos Verdes; Ecocentro; e Central de Triagem de Embalagens. Integra também a partilha de informações que ajudam a desmistificar alguns mitos sobre a reciclagem e a esclarecer as regras de separação.
“Acreditamos que este Open Day é uma iniciativa com valor acrescentado, uma vez que a comunidade local terá a oportunidade de conhecer mais sobre a gestão do processo e da valorização de resíduos e iremos sensibilizar as pessoas para a importância de cada um fazer uma seleção adequada de resíduos. Ambicionamos aumentar em 2024 o número de ações de sensibilização, nomeadamente através da promoção de mais edições de Open Days”, afirma Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO.
Com esta iniciativa, a TRATOLIXO tem como objetivo informar a população local sobre o destino dos resíduos após a sua deposição nos contentores, como são encaminhados para reciclagem e os produtos que são gerados a partir deles, reforçando a relevância da correta separação para se conseguir uma maior eficiência no tratamento e valorização de resíduos. A empresa está comprometida em garantir informação pertinente e consciencializar o público para a necessidade da separação de resíduos e a sua recolha seletiva, um dos desafios mais urgentes enfrentados pela sociedade atualmente, uma vez que com o aumento da população e o crescimento das áreas urbanas, a quantidade de resíduos gerados diariamente se tem tornado cada vez mais preocupante.
Os municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra congratulam a iniciativa da TRATOLIXO em promover ações que garantam a transmissão de informação relevante sobre a gestão de resíduos.
Luís Almeida Capão, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente refere: “Há poucas coisas mais elucidativas sobre a reciclagem do que estas visitas, em que é possível ver os enormes fardos de plástico, alumínio ou cartão já separados. Quem aproveitar estas visitas vai ver também como são separados automaticamente os sacos verdes com os restos de comida (biorresiduos) das nossas casas e restaurantes, e ver depois como se transformam em energia e composto”.
O Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís, refere: “A gestão adequada dos resíduos urbanos tem sido uma das prioridades do Município de Mafra, de modo a minimizar impactos ambientais. A parceria com a TRATOLIXO é muito benéfica neste âmbito, destacando os projetos conjuntos que incentivam a participação da comunidade na valorização dos resíduos, tais como “Mafra Reciclar a Valer +”, “Separe Mais & Transforme Melhor” e “Mafra a Compostar – Do prato à terra”.
“O Município de Oeiras considera que esta ação promovida pela TRATOLIXO é extremamente relevante do ponto de vista de consciencialização ambiental”, destaca Joana Baptista, Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, acrescentando: “estamos cientes de que é nas zonas urbanas que existem as maiores concentrações populacionais e a maior parte dos problemas ambientais, por isso, é nas zonas urbanas que devemos procurar as melhores soluções.”
Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra, comenta que “o tratamento e a valorização de resíduos realizada pela TRATOLIXO é indispensável, porque se prende diretamente com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos enviada pelo município para aterro e continuar a melhorar a nossa pegada ecológica à escala local, para mitigar as alterações climáticas à escala global. Nesse sentido, este Open Day é extremamente pertinente para a comunidade ficar consciente do papel que cada um deve ter nesta temática”.
O Open Day da TRATOLIXO no Ecoparque de Trajouce decorre no dia 31 de maio, entre as 14h00 e as 16h, com participação gratuita, no entanto com inscrição obrigatória através de preenchimento de um formulário disponível aqui. As inscrições são limitadas e estão abertas até dia 29 de maio.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.