Atrair a amarração de mais cabos submarinos transoceânicos de telecomunicações para o Sines Tech – Innovation and Data Center Hub é o grande objectivo da presença na Submarine Networks EMEA, de 30 de maio a 1 de Junho, em Londres. Esta será uma acção conjunta da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, através da iniciativa Invest in Alentejo, e da aicep Global Parques, em parceria com a EllaLink e o Start Campus.
Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, e Daniel Janeiro, da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, vão apresentar as vantagens estratégicas do hub digital de Sines às maiores empresas tecnológicas do mundo, que estão a planear e a desenvolver novas redes de telecomunicações globais, via cabos submarinos.
O Sines Tech – Innovation and Data Center Hub, localizado no seio da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, iniciou a sua actividade em Outubro de 2019, com vista à criação de um hub habilitador de uma economia de dados em Portugal, cumprindo os desígnios governamentais de aposta na dupla transição energética e digital. Os investimentos privados realizados nesta infraestrutura, no âmbito das estações de amarração de cabos e centros de computação, processamento e armazenamento de dados, ascendem já a 5.835M€ (cinco mil oitocentos e trinta e cinco milhões de euros).
“Trabalhamos para que Portugal tenha, em Sines, um hub global da economia de dados. Já contamos com a Estação de Amarração de Cabos da ‘EllaLink’, está em construção o maior centro de dados verde da Europa, o ‘Start – Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus’; e estão a progredir as ligações terrestres de Sines à Europa, como a recentemente anunciada pela EXA Infrastructure. Tudo investimento privado. O nosso próximo passo é estabelecer uma parceria público-privado que crie um canal dedicado, marítimo e terrestre, com um porto de dados que nos permita receber uma dúzia de novos cabos submarinos de telecomunicações,” afirma Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques.
“A participação da iniciativa Invest In Alentejo na Submarine Networks EMEA, em Londres, com o nosso parceiro e accionista aicep Global Parques, permitirá dar visibilidade à região Alentejo e ao Sines Tech Innovation and Data Center Hub, localizado na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines – um activo nacional estratégico para o crescimento da economia nacional, num setor inovador e sustentável – e, ainda, desenvolver sinergias com os diversos players no sector dos cabos submarinos. É um sector que representa a espinha dorsal da economia digital global e desempenha um papel fundamental para manter ligadas as comunidades e as empresas de todo o mundo, e o Alentejo não é excepção, reforçando, mais uma vez, o seu posicionamento no mercado global,” destaca João Maria Grilo, Presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
A participação na Submarine Networks EMEA insere-se no âmbito do Eixo Digital, da iniciativa Invest in Alentejo. Este é um projeto liderado pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, e financiado pelo Programa Alentejo 2020, com a missão de reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI).
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.
FONTE: Press Release