Lisboa é uma das dez cidades distinguidas pelo Programa BICI – Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Global Designing Cities Initiative.
A candidatura de Lisboa foi seleccionada entre 275 outras candidaturas de todo o mundo apresentadas a este programa, que pretende melhorar e tornar mais inclusivas as redes cicláveis das cidades vencedoras.
O projecto de Lisboa visa melhorar as ligações escolares através da mobilidade activa e a conectividade da rede ciclável da cidade. O trabalho a desenvolver está alinhado com a estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável da Autarquia, contribuindo para as metas de redução de emissões de CO2 estabelecidas no Plano de Acção Climática 2030 e para os objetivos da participação de Lisboa na Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras até 2030.
A candidatura foi apoiada tecnicamente pela Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, Lisboa E-Nova, que acompanhará o Município no desenvolvimento dos trabalhos, promovendo o envolvimento social e a mobilidade limpa e saudável entre a comunidade escolar, em particular.
O programa tem uma duração de três anos, termina no final de 2025, e atribuirá às dez cidades eleitas até um milhão de dólares para acelerar a entrega de projectos inovadores.
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Inquérito à população sobre a rede ciclável de Lisboa está em curso
A Câmara Municipal de Lisboa lançou um inquérito à população sobre a actual rede ciclável da cidade. Esta consulta está a ser efectuada através de um inquérito online, disponibilizado no portal do Município até 30 de Junho.
A existência de uma rede, constituída por troços muito diferentes entre si, com inconsistências, contribuindo para uma utilização por vezes pouco segura e desconfortável para os utilizadores de velocípedes, determinou a necessidade de uma auditoria técnica, de forma a assegurar que esta infraestrutura apresente as melhores condições de segurança possíveis.
Na fase actual dos trabalhos (fase 1), dedicada à observação e análise da rede existente, pretende-se consultar os utilizadores sobre segurança, necessidades, preocupações e preferências.
Na fase 2 dos trabalhos está prevista a análise multicritérios da rede existente, para priorização de intervenções. Na fase 3 serão efetuadas a apresentação de soluções e a priorização das intervenções, com base em factores de conforto e segurança da rede, e na fase 4 será elaborado um relatório final.
No final do processo, fase 5, a decorrer no fim de Outubro, prevê-se a realização de um workshop para capacitação e transferência de conhecimentos, com palestras, circuitos de bicicleta, observação e actividades, que envolverá técnicos da Câmara Municipal de Lisboa e de empresas municipais.
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O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.
FONTE: Press Release