A Aliados Consulting foi escolhida como coordenador nacional para liderar a implementação do CO2 Performance Ladder em Portugal, tornando-se o parceiro oficial desta iniciativa europeia de referência na gestão de emissões de CO₂. Trata-se da ferramenta que permitiu aos Países Baixos liderar na temática das compras públicas sustentáveis, com mais de 3 mil contratos públicos a utilizarem este instrumento por ano. Atualmente, mais de 1200 organizações utilizam a ferramenta para reduzir as suas emissões e melhorar a sua sustentabilidade e mais de 200 entidades utilizam-na como majoração para beneficiar os fornecedores mais sustentáveis no processo de contratação.

O CO2 Performance Ladder é uma ferramenta de gestão que ajuda as empresas a gerir e a reduzir as emissões de carbono, integrando objetivos ambientais estratégicos nas suas operações e cadeias de valor. Além de apoiar diretamente a redução de emissões, as empresas que adotam este instrumento beneficiam de vantagens competitivas em processos de contratação pública, o que promove a inovação e a sustentabilidade no setor empresarial.

O projeto, apoiado pela IKEA Foundation e em expansão pela Europa, visa contribuir para os objetivos climáticos da União Europeia, alinhando-se também com as políticas nacionais de contratação pública sustentável, de transição energética e descarbonização. A implementação em Portugal tem um potencial de impacto significativo para entidades que operam no setor das infraestruturas e especialmente em setores de elevada intensidade carbónica, como a construção, a energia e a logística, ao mesmo tempo que oferece uma solução eficaz para cumprir as exigências da legislação europeia, como o Pacto Ecológico Europeu, o Fit for 55 e a Política Europeia de Contratação Pública, entre outros.

“VIA VERDE” PARA A ADOÇÃO DE CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS COMPRAS

Tiago Ferreira, Diretor Executivo da Aliados Consulting, destaca a importância da introdução do CO2 Performance Ladder em Portugal, afirmando que “trazer esta ferramenta para o nosso país é um extraordinário contributo para acelerar as compras públicas sustentáveis. É a integração de uma ferramenta com reconhecimento internacional, com resultados comprovadamente demonstrados nos Países Baixos e na Bélgica, que se encontra em expansão para um conjunto de países líderes, nomeadamente, Alemanha, França, Irlanda, Reino Unido e agora Portugal.” Reforçando, “quando desenvolvemos o projeto Eco Compras, que pretendeu inspirar e capacitar o setor público para a adoção da sustentabilidade como fator de decisão de uma compra, percebemos o grande desafio que isso constituía. Portugal tem a sua estratégia nacional, Eco360 em implementação, com o objetivo de que todas as organizações públicas tenham uma estratégia de compras públicas ecológicas até 2030, sendo que o ritmo da implementação que encontramos nos levou a concluir que tais objetivos nunca iriam ser alcançados. O CO2Performance Ladder é uma “via verde” à adoção de critérios de sustentabilidade nas compras, sendo um instrumento testado, validado internacionalmente pelo ICLEI, OECD e reconhecido como boa prática pela Comissão Europeia. A ferramenta consiste num mecanismo que cria vantagens competitivas para as empresas que estejam em processo de descarbonização, ou que se comprometam a tal, sendo mais simples de adotar pelas entidades contratantes”.

Pontos importantes destacados, também, por Maud Vastbinder, gestora da ferramenta para a Europa, que salienta que “O CO2 Performance Ladder, é uma poderosa ferramenta de sustentabilidade para promover compras públicas verdes. Nos próximos anos, várias entidades vão utilizador a Ladder nas suas contratações para incentivar reduções estruturais de CO2 junto dos seus fornecedores”.

OBJETIVOS E CONTRIBUTOS PARA AS POLÍTICAS NACIONAIS E EUROPEIAS

Com a entrada da CO2 Performance Ladder em Portugal, a Aliados Consulting assume a missão de incentivar as entidades públicas a aderirem a esta ferramenta, sendo motor de um mercado mais descarbonizado e dando resposta a alguns dos desafios do ECO360, e as empresas a fazerem da sua pegada carbónica uma vantagem competitiva no que toca às suas emissões de CO₂, podendo beneficiar no âmbito dos concursos públicos nacionais, mas também internacionais onde este instrumento já se encontra implementado. A ferramenta vai de encontro às metas nacionais e europeias de redução de carbono e transição energética, promovendo práticas empresariais que não só reduzem emissões, mas também contribuem para uma maior eficiência energética e inovação.

Esta ferramenta é amplamente reconhecida como uma das melhores práticas para a gestão e redução de emissões de carbono, sendo destacado pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico como uma abordagem eficaz para integrar a sustentabilidade em compras públicas. O IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas menciona o seu impacto positivo nos relatórios sobre mitigação climática, enquanto o Fórum Económico Mundial sublinha a sua importância para promover práticas sustentáveis em setores chave. O IISD – Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, também o destaca como uma ferramenta essencial para promover compras públicas de baixo carbono. Além disso, esta ferramenta está alinhada com normas globais, como a ISO, o Protocolo GHG e os padrões GRI, reforçando a sua credibilidade e adaptabilidade no contexto global de sustentabilidade.

Assim, a parceria da Aliados Consulting com o projeto ajudará também a moldar as políticas públicas relacionadas com a sustentabilidade, impulsionando o cumprimento das normas europeias e ajudando o país e as empresas a atingirem os seus objetivos de descarbonização até 2030.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.