A Ubiwhere anuncia que os municípios de Leiria e Castelo Branco foram recentemente distinguidos pela DECO com o prémio “Município Amigo do Consumidor”, na categoria Digital. Esta distinção reflete o compromisso conjunto entre a Ubiwhere, a Digiwest e os municípios, no sentido de utilizar a tecnologia e os dados para beneficiar os cidadãos, impulsionar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida urbana.
O projeto “Leiria Smart City”, vencedor da categoria, baseia-se numa Plataforma de Gestão Urbana inovadora que integra informações sobre mobilidade urbana, incluindo o transporte público e coletivo de passageiros (Mobilis), parques de estacionamento e disponibilidade de lugares, a biclis e carregamento de veículos elétricos. Estas funcionalidades estão acessíveis aos cidadãos através do portal público e da aplicação móvel “mobis leiria”, promovendo uma experiência urbana mais conectada e eficiente.
O munícipio de Castelo Branco foi distinguido com uma menção honrosa. O contributo da Ubiwhere foi focado na modernização do Centro Coordenador de Transportes e tem impacto direto na mobilidade, através da implementação de soluções digitais inovadoras. Estas soluções oferecem informações em tempo real sobre os serviços de transporte, permitindo uma melhor organização do espaço e uma comunicação mais eficaz com os utilizadores. Além disso, foi desenvolvida uma aplicação móvel intuitiva, que melhora significativamente a acessibilidade ao sistema de transportes da cidade.
A Plataforma de Gestão Urbana da Ubiwhere tem sido fundamental nesta jornada de modernização urbana, permitindo aos decisores municipais planear, monitorizar e agir em tempo real sobre os seus territórios: uma abordagem tecnológica que fortalece uma gestão urbana mais eficiente, sustentável e centrada no cidadão. Através destas distinções nacionais, a Ubiwhere reafirma o seu compromisso com a inovação tecnológica e a criação de soluções que promovam cidades mais inteligentes e acessíveis, consolidando parcerias estratégicas com municípios que partilham esta visão de futuro.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.