A câmara municipal do Funchal vai instalar contentores inteligentes que permitem o controlo dos horários de utilização e atribuem aos residentes de determinadas áreas o acesso exclusivo aos equipamentos, evitando utilizações “abusivas”. O lançamento do projecto piloto foi anunciado pela autarquia no passado dia 4 de Junho.
Com o propósito de solucionar o “constante uso abusivo dos contentores existentes por parte de muitas pessoas fora da zona de residência”, o município do Funchal vai proceder à instalação dos primeiros contentores inteligentes em zonas residenciais da freguesia de Santa Maria Maior. A instalar em “pontos críticos de afluência à cidade”, os contentores inteligentes vão permitir que o acesso à deposição de resíduos seja um exclusivo dos moradores locais, que receberão “cartões próprios” para aceder aos contentores.
Durante a fase de testes, o projecto vai servir um núcleo de “aproximadamente” uma dezena de habitações, informa o município em notícia publicada on-line. Através de uma plataforma desenvolvida para a gestão destes equipamentos, será o departamento de Ambiente da câmara municipal do Funchal a assumir a responsabilidade de monitorização e da gestão dos acessos.
Os novos contentores vão permitir definir horários para a deposição de resíduos e definir limites de enchimento, possibilitando o controlo remoto do estado dos contentores. Através da plataforma de gestão associada aos equipamentos, vai ser possível controlar o número de utilizações de cada contentor. Segundo o presidente da autarquia do Funchal, Miguel Silva Gouveia, “a intenção da autarquia é salvaguardar as necessidades das famílias residentes e melhorar o serviço que é prestado, reduzindo a poluição visual”.