Entre os benefícios de viver numa cidade moderna estão o acesso e a proximidade a recursos, oportunidades de trabalho e formas de entretenimento. O transporte eficiente desempenha um papel fundamental em cada cidade, uma vez que os residentes utilizam diferentes modos de transporte para se deslocarem – a pé, bicicleta, trotinetes elétricas, automóveis e autocarros. Cada modo de transporte difere em preço, conveniência e velocidade, mas, em última análise, todos devem ser eficientes e tão seguros quanto possível.
Os residentes tendem a ter uma preferência e os diferentes grupos demográficos utilizam modos de transporte de forma distinta. Por exemplo, verifica-se que os estudantes preferem utilizar o transporte público, enquanto os trabalhadores da cidade preferem conduzir.
É importante ter isto em mente ao planear e coordenar o transporte nas cidades para assegurar que quaisquer mudanças e iniciativas se adequam realmente à forma como as pessoas utilizam os serviços e as estradas. A recolha de informação é fundamental e é aqui que a tecnologia de contagem de pessoas pode ajudar a aumentar a consciencialização, a trocar conhecimentos e a melhorar a sustentabilidade nas áreas urbanas.
Determinar o perfil de transporte para a cidade
Antes de se fazer qualquer mudança, é fundamental compreender exatamente como as pessoas utilizam os diferentes modos de transporte. Por exemplo, as pessoas mais jovens usam mais bicicletas, enquanto os reformados e pessoas que trabalham em casa podem escolher deslocar-se de automóvel para conforto e comodidade. Esta informação é útil para construir um perfil de transporte abrangente da cidade que informará os objetivos futuros e o planeamento da cidade. Também ajuda a resolver quaisquer comportamentos que possam ter um impacto negativo nos objetivos da cidade.
Se a redução do congestionamento e a melhoria da qualidade do ar são objetivos-chave de sustentabilidade, então a informação do perfil de transporte ajudará a detetar fatores contributivos. Os residentes preocupados com a segurança ou com o acesso limitado aos transportes públicos, por exemplo, podem utilizar mais os seus automóveis particulares, contribuindo para o congestionamento, a diminuição da qualidade do ar e o aumento da poluição sonora. Talvez haja uma falta de estacionamento disponível numa área com um elevado volume de tráfego ou uma tendência para utilizar veículos para viagens de curta distância porque as opções de transporte público são desconfortáveis. Estas perceções ajudam a fazer mudanças tangíveis com um impacto global positivo.
A tecnologia de contagem de pessoas fornece a informação necessária para conduzir a mudança
O primeiro passo na construção de um perfil de transporte é a recolha correta de dados. É possível utilizar câmaras equipadas com software de contagem de pessoas para recolher informações sobre o número de indivíduos e o tipo de veículos em uso em áreas particulares. A colocação destas câmaras em pontos estratégicos permitir-lhe-á compreender melhor os diferentes modos de transporte, permitindo extrapolar e combinar dados de outras fontes para comparar padrões com perfis demográficos. Esta informação permite-lhe explicar e prever as escolhas de comportamento e mobilidade que os membros da população seriam obrigados a fazer.
Uma vez concluída a análise desta informação, é possível implementar melhorias nos modos de transporte a nível da cidade e desenvolver iniciativas para encorajar a utilização de tipos alternativos de transporte ou de transportes mais sustentáveis. Em áreas onde se verifique um elevado nível de tráfego pedonal, poderá introduzir uma Zona de Trânsito Limitado (LTZ) onde o trânsito e o estacionamento são restringidos durante o dia para dar prioridade ao fluxo de peões e de bicicletas (exceto para os veículos autorizados), por exemplo. Se o tráfego de bicicletas estiver a aumentar, é possível avaliar a disposição das estradas para ver quais podem ser convertidas de ruas de veículos e lugares de estacionamento em ciclovias, e melhorar as ciclovias, áreas de estacionamento para bicicletas, e sistemas de partilha de bicicletas.
Sensores em ação: medição de resultados em tempo real
Esta recolha de dados não é uma tarefa pequena, mas pode ser crítica no planeamento de novos desenvolvimentos. Ao planear o bairro de Brunnshög, em Lund, na Suécia, o impacto ambiental na área estava no topo da agenda.
Para alcançar estes objetivos sustentáveis, os urbanistas decidiram que as viagens de e para esse bairro deveriam consistir em pelo menos um terço a pé ou de bicicleta, um terço utilizando transportes públicos, sendo o terço restante viagens de automóvel. Este era um objetivo ambicioso e a chave do sucesso seria medir a forma como os residentes estavam a utilizar os diferentes modos de transporte durante um período de tempo definido.
O projecto FLOW resultante é uma colaboração intercidades de várias organizações para utilizar sensores para recolher dados de transporte para uma plataforma digital onde podem ser analisados para se obter conhecimentos. Os planeadores municipais utilizarão então a informação para informar futuras decisões para apoiar os objetivos originais e medir a atividade dos residentes para compreender a sua resposta às mudanças. O projeto está previsto para decorrer até Junho de 2024 e o resultado ideal será um local seguro, acessível e desejável para viver, onde as atrações de Lund estejam ao fácil alcance.
As câmaras de vigilância também podem ser utilizadas para compreender melhor o fluxo de pessoas durante os períodos de pico para permitir uma melhor gestão de multidões. Muitos turistas deslocam-se a cidades europeias durante os meses de verão para visitar marcos populares, provar a gastronomia local e desfrutar da vida noturna.
Florença, em Itália, recebe habitualmente 16 milhões de turistas por ano e os funcionários da cidade estavam interessados em obter uma imagem de como as pessoas atravessavam a popular Piazza Della Signora. Utilizaram câmaras térmicas colocadas em pontos estratégicos para recolher dados que foram depois carregados para a plataforma de Internet de alta velocidade Snap4City, que recolhe e agrega dados através dos serviços da cidade. Isto ajudou os funcionários municipais a recolher informações sobre o tráfego pedonal e a planear mudanças futuras para melhorar a eficiência.
Utilização de dados para apoiar a sustentabilidade e longevidade das cidades
As principais aprendizagens da análise de dados podem ser utilizadas para moldar a atividade da cidade de forma a apoiar um elevado nível de vida e de bem-estar para os residentes. Como resultado, podem ser introduzidas várias iniciativas, tais como a promoção do uso da bicicleta em escolas secundárias, faculdades, universidades e áreas empresariais, e o incentivo ao uso de trotinetes elétricas como outra opção para aqueles que necessitam de viajar rapidamente.
Também podem planear-se obras rodoviárias para melhorar a acessibilidade e o fluxo de tráfego, tais como a construção de passagens inferiores e viadutos que ajudarão a reduzir os tempos de viagem. Para os residentes que estão a pensar mudar para veículos eléctricos para reduzir o seu impacto ambiental individual, podem introduzir-se mais pontos de carregamento e outras infraestruturas necessárias.
Tal abordagem mudaria a dinâmica da cidade com um impacto positivo para toda a comunidade, afetando fatores como a experiência de deslocação e a eficiência de tempo, especialmente durante as horas de ponta. Isto permite às comunidades colher os benefícios de ter mais tempo para atividades sociais e culturais, melhorando o seu próprio gozo e qualidade de vida.
As opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e não reflectem necessariamente as ideias da revista Smart Cities.