Os avanços na tecnologia têm trazido benefícios incalculáveis a vários setores de atividade, tanto em Portugal como além-fronteiras. O grande segredo está, essencialmente, em descobrir como usar a investigação a favor do progresso dessas mesmas áreas, de forma a facilitar o dia-a-dia dos cidadãos.

Nos dias de hoje, é preciso que as empresas saibam adaptar-se à rápida evolução que se tem feito sentir e, na área da saúde, esta máxima não é exceção. Tanto os pacientes, como os médicos e respetivo staff das Unidades de Saúde, devem estar a par das tecnologias incorporadas e que têm sido uma mais-valia para tornar os exames, os procedimentos e até a obtenção de resultados muito mais simples, rápidos e seguros.

A Unilabs abriu, a 22 de junho, a sua nova Unidade de Saúde na Estação da Trindade. De forma a otimizar a experiência do utente, a unidade dispõe de um serviço individualizado e as análises clínicas são efetuadas num ambiente de realidade virtual, em salas temáticas.

Além disso, a precisão dos diagnósticos melhorou significativamente, diminuindo as hipóteses de erro e abrindo portas a uma maior exatidão na escolha do(s) tratamento(s) mais adequado(s) para determinada pessoa e respetiva patologia.

Na Unilabs, por exemplo, temos vindo a adotar a tecnologia para melhorar, a cada dia, a experiência dos utentes e das mais de 2500 pessoas que colaboram connosco em Portugal. O nosso mais recente projeto, na Unilabs Trindade, visa utilizar os avanços da tecnologia na área da realidade virtual para ajudar as pessoas que têm dificuldades em realizar análises clínicas, sejam crianças, sejam adultos, mas também oferecer a quem procura este serviço de saúde, uma experiência nova e com um impacto muito mais positivo.

As novas tecnologias deram-nos a possibilidade de otimizar a qualidade de vida dos utentes e de tornar todos os processos relativos ao acompanhamento da saúde mais fáceis e eficazes. É também importante reforçar que o impacto positivo da tecnologia na área da saúde tem vindo a ganhar cada vez mais atenção, tanto na eficiência operacional e na experiência dos envolvidos, como também nos padrões de atendimento ao paciente, que se tem tornado cada vez mais minucioso, mas mais simples e intuitivo.

Com isto, a tecnologia aplicada à área da saúde veio abrir portas à otimização e personalização do atendimento ao cliente – se devidamente explorada –, uma vez que o mercado exige novas formas de pensar (e atuar), à semelhança dos padrões estabelecidos noutras áreas de negócio. O verdadeiro potencial das novas tecnologias no setor da saúde e, creio eu, uma das chaves para o sucesso, passa por conseguir aliar a tecnologia à inovação, de forma a melhorar e prolongar a vida dos clientes, além de facilitar o trabalho de todos os profissionais de saúde.

A Unilabs Portugal tem trabalhado de mãos dadas com as novas tecnologias e este é um caminho que vai continuar a traçar. Para os próximos três a quatro anos está previsto um investimento adicional de cerca de cinco milhões de euros só em Investimento e Desenvolvimento (I&D), um valor que espelha a importância que o Grupo tem atribuído à inovação e ao seu impacto positivo no desenvolvimento do negócio a todos os níveis.

As opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e não reflectem necessariamente as ideias da revista Smart Cities.