A ABB foi uma das 10 empresas mundiais escolhidas pela Fortune para “mudar o mundo”. A Smart Cities convidou a ABB a explicar como pode fazê-lo.
Graças ao esforço para acelerar a implementação do transporte elétrico com energia limpa, a ABB ocupa atualmente o oitavo posto na lista “Change the World” da revista Fortune. Segundo a revista, esta lista outorga o reconhecimento a empresas que “têm tido um impacto social positivo com atividades que formam parte da sua estratégia básica de negócio”.
Para Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB, o lugar que o Grupo ocupa na lista “Change the World” da revista Fortune vem confirmar a liderança e compromisso da empresa com a mobilidade elétrica “como uma forma de desvincular o crescimento económico mundial das alterações climáticas”. Spiesshofer também acrescentou que “a ABB está empenhada em gerir o mundo sem consumir a terra.”
Um dos critérios da revista Fortune para a classificação “Change the World” é o grau de inovação das tecnologias da empresa e os benefícios de rentabilidade e valor para o acionista devido ao seu impacto social positivo.
O transporte sustentável tem um papel crucial na luta contra as alterações climáticas, porque os veículos a motor de combustíveis fósseis, os comboios e os aviões representam cerca de um quarto do consumo energético mundial – e a mesma proporção em emissões de dióxido de carbono.
O setor da mobilidade elétrica da ABB compreende soluções desde o carregamento e fornecimento de energia elétrica para comboios, autocarros e navios, até ao desenvolvimento de carregadores rápidos para veículos, capazes de ampliar até 200 km a autonomia de condução em apenas oito minutos.
O transporte sustentável tem um papel crucial na luta contra as alterações climáticas, porque os veículos a motor de combustíveis fósseis, os comboios e os aviões representam cerca de um quarto do consumo energético mundial – e a mesma proporção em emissões de dióxido de carbono.
O Grupo ABB, formado em 1988 como resultado da fusão da empresa sueca ASEA e da suíça BBC Brown Boveri, tem vindo a inovar em soluções de transporte limpo desde o final do século XIX, quando uma das suas empresas antecessoras começou a promover soluções que ajudaram a Suíça a utilizar tecnologias de comboio elétrico para dominar os Alpes.
Devido à crescente popularidade dos veículos elétricos, a ABB já instalou mais de 7 000 estações de carregamento rápido em todo o mundo, o que permitiu uma poupança de aproximadamente 7,5 milhões de litros de combustível nos sete últimos anos. O negócio do carregamento de veículos elétricos tem registado um crescimento anual na faturação de dois dígitos desde 2015. E o que está por vir: um plano com a Electrify America para instalar centenas de estações de carregamento nos Estados Unidos durante o próximo ano”.
No início deste ano, a ABB juntou-se à Formula E para a promoção da mobilidade elétrica no campeonato “ABB FIA Formula E Championship.”
A Fórmula E estabeleceu-se como o primeiro desporto motorizado internacional totalmente elétrico e esta parceria com a ABB serve como uma plataforma competitiva para desenvolver e testar tecnologias de eletrificação e digitalização relevantes para a e-mobilidade, ajudando a aprimorar o design e a funcionalidade dos veículos elétricos e infraestrutura, bem como as plataformas digitais associadas.
ABB pode ajudar a estabelecer as bases para um futuro do transporte mais inteligente, fiável e livre de emissões, acessível a todos, em qualquer lugar.
As opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e não reflectem necessariamente as ideias da revista Smart Cities.