É já em Novembro que Barcelona volta a receber mais uma edição da feira Smart City Expo World Congress (SCEWC). A par da exposição e do congresso com reconhecimento internacional, o evento vai também distinguir a “cidade inteligente do ano” e premiar vários projectos que promovem a inovação e o ambiente urbano sustentável. As candidaturas para os World Smart City Awards ainda estão abertas, mas não por muito tempo: 7 de Setembro é a data limite.

Todos os anos, são centenas as propostas submetidas, na procura de promoção, reconhecimento e apoio à execução de projectos com potencial para mudar a vida dos cidadãos nas cidades, através de melhorias ao nível da eficiência e do aumento do nível de vida.

Concorrem, em três diferentes categorias, cidades, empresas, empreendedores e start-ups, inovadores sociais, centros de pesquisa, universidades, organizações privadas e públicas e consórcios. Os projectos submetidos devem cobrir uma das áreas seleccionadas pela organização para a edição deste ano: governança; economia; mobilidade; sociedade; sustentabilidade; informação e tecnologia; e economia circular. As propostas devem fazer-se chegar até dia 7 de Setembro e podem ser submetidas on-line. O período de avaliação prolonga-se, depois, até dia 15 de Novembro, sendo os resultados comunicados no dia seguinte, no decorrer da cerimónia de entrega de prémios do World Smart Cities Awards.

A vencedora do ano passado na categoria “Cidades” foi Peterborough, cidade inglesa que foi eleita uma das quatro “Future City Demonstrators” do Reino Unido e que aspira a tornar-se na “Capital do Ambiente” e na primeira “Cidade Circular” do estado insular. O galardão premiou o laboratório urbano circular e de smart living daquela cidade, pela procura de soluções através da ligação entre inovação e sustentabilidade, adoptando uma estratégia bottom-up.

Com mais de 14 mil visitantes na edição do ano passado, 485 expositores e 421 oradores provenientes de 568 cidades, o Smart City Expo World Congress afirma-se como o maior evento do mundo para cidades inteligentes. Este ano, realiza-se de 15 a 17 de Novembro, estando a organização a cabo da Fira Barcelona.