“Impulsionando esforços por comunidades preparadas para as alterações climáticas” é o tema do quarto ciclo (2022-2023) do Prize for Cities, do WRI Ross Center, um concurso global que distingue projectos e iniciativas que dão origem a transformações urbanas inclusivas e sustentáveis.
Nesta edição, o galardão volta a querer “inspirar os agentes de mudança urbana em todo o mundo, ampliando ensinamentos e contando histórias impactantes de mudança transformadora”. Para isso, vai premiar o vencedor com 250 mil dólares (cerca de 230 mil euros) enquanto cada um dos restantes quatro finalistas recebe 25 mil dólares (cerca de 23 mil dólares). As candidaturas já estão abertas e decorrem até 26 de Setembro, desafiando empresas, organizações não governamentais, governos locais, consórcios e cidadãos a submeter os seus projectos e ideias.
“A nossa janela para limitar o aquecimento global a 1,5°C está a fechar-se”, lembra a iniciativa do WRI Ross Center, que “convida à apresentação de iniciativas e projectos que abordem a magnitude dos desafios causados por um clima em mudança, aumentando a escala, a velocidade ou o âmbito da acção para criar cidades inclusivas e preparadas para o clima”.
Os cinco finalistas do quarto ciclo vão ser anunciados em Março de 2024 e depois avaliados por um júri de “líderes urbanos”, que inclui, por exemplo, o arquitecto britânico Norman Foster e o Director Executivo do C40 (Grupo da Liderança Climática das Grandes Cidades), Mark Watts. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para Setembro de 2024.
No ciclo anterior (2021-2022) o vencedor do prémio foi o projecto “Todos al Parque”, um programa municipal da cidade de Barranquilla, na Colômbia, que mostra como acções inclusivas ajudam a desenvolver a economia, ao mesmo tempo que se empoderam grupos marginalizados e renova a confiança nas instituições públicas.
Em 2020-2021 o galardão distinguiu o projecto “Produção Sustentável de Alimentos para uma Rosário Resiliente”, um inovador programa de agricultura urbana criado pelo município argentino de Rosário. Já na primeira edição (2018-2019) venceu o projecto SARSAI, um programa implementado em Dar es Salaam, na Tanzânia, com uma abordagem replicável para promover viagens mais seguras para as escolas.
O WRI Ross Center for Sustainable Cities é um programa do World Resources Institute (WRI), uma organização não-governamental norte americana criada em 1982. Tem como principal objectivo desenhar um futuro em que as cidades funcionem melhor para todos, ajudando a criar espaços resilientes, inclusivos e com baixas emissões de carbono.
Fotografia de destaque: © WRI Ross Center