Estão abertas até 31 de Julho as candidaturas à edição de 2021 do Transformative Action Award. O prémio europeu reconhece cidades, regiões ou organizações da sociedade civil que promovam a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica de sua comunidade, atribuindo-lhes 10 mil euros para levar a cabo essa mudança. Em 2019, foi atribuído a um município português: Lousada.
A distinção internacional é dinamizada pelo ICLEI – Local Governments for Sustainability, País Basco e pela cidade de Aalborg (Dinamarca), e apoiado pelo Comité das Regiões Europeu e Banco Europeu de Investimento, tendo, como base, a Declaração Basca, um documento que define linhas orientadoras para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes na Europa.
O prémio procura acções transformadoras com um elevado nível de inovação, seja em termos de inovação social, seja em economia cívica, por forma a serem replicadas noutros pontos da Europa, com especial ênfase na biodiversidade, sistemas alimentares sustentáveis, agricultura sustentável, energia limpa, indústria sustentável, construção e renovação, mobilidade sustentável, controlo da poluição e acção climática. As acções adoptadas deverão ainda constituir contributos locais ou regionais para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo Climático de Paris.
Para além do apoio financeiro, o vencedor terá também a possibilidade de se promover em diversas plataformas, nomeadamente na Sustainable Cities Platform, página que reúne as várias iniciativas de transformação urbana no espaço europeu, mas também no site do ICLEI, assim como na sua newsletter e redes sociais. Adicionalmente terá acesso a publicidade em publicações relacionadas com o desenvolvimento sustentável e ao direito de usar o ícone Transformative Action of the Year 2021 para replicar no seu site, redes sociais e assinatura de email.
O concurso é aberto a qualquer autoridade local ou regional ou organização da sociedade civil localizada num Estado-Membro da União Europeia ou num país do espaço económico europeu, que tenha assinado a Declaração Basca.
As candidaturas podem ser feitas aqui.