Entre os dias 11 e 13 de Abril, a antiga FIL, em Lisboa, abre as portas para discutir o futuro das cidades inteligentes. O Portugal Smart Cities Summit que conta com a assinatura da Green Business Week, tem como objectivo juntar, no mesmo espaço e durante três dias, alguns dos principais intervenientes do sector da inteligência urbana a nível nacional.
Presentes vão estar municípios, empresas, start-ups, universidades e academia, numa partilha de conhecimentos sobre os diversos tentáculos e sectores que englobam o conceito emergente de cidades inteligentes. Ao longo de três dias, os participantes contam com uma mostra privilegiada para apresentarem as melhores soluções e inovações ao nível de smart cities, para além de poderem assistir a conferências e palestras de especialistas no tema.
Entre as conferências previstas no Portugal Smart Cities Summit, destaque para a Cimeira dos Autarcas (dia 11, às 10.00h), na qual serão apresentados os resultados do Smart Cities Tour 2018, contando com a presença dos líderes municipais dos concelhos que acolheram as etapas do evento (Albufeira, Ponta Delgada, Portalegre, Guimarães, Seixal, Viseu). Nessa tarde, destaque também para a sessão “Financiamento da Inteligência Urbana”, na qual serão debatidos temas como o emprego, crescimento, investimento e competitividade, e que terá como um dos principais oradores o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, o português Carlos Moedas.
Já na quinta-feira, as atenções viram-se para a conferência “Sharing Cities” (dia 12, às 8.30h), no âmbito do projecto europeu que une Lisboa, Londres e Milão enquanto cidades farol, para a Smart Mobility Summit, (10.45h) e, ao fecho do segundo dia de feira, a sessão “Cidade Cidadã”, que contará com a presença de Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No último dia do evento, a não perder estarão a conferência “Acqualive – Futuro da Água Inteligente e Sustentável”, a sessão “Ideias para a Gestão de Resíduos” e “Urban Analytics – Libertando o poder dos dados da cidade”,
Actualmente, estão já inscritas mais de 70 start-ups portuguesas que não quiseram perder um fórum de excelência para darem a conhecer as suas soluções “em diferentes âmbitos dentro de uma smart city”. O evento contará com a presença dos 308 concelhos do país, para além de expositores e participantes nas conferências e visitantes na mostra tecnológica. Na exposição, estão já confirmadas as presenças das câmaras municipais de Abrantes, Águeda, Albufeira, Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guimarães, Loures, Oeiras, Viseu, Fundão, Seixal e Sintra.
A convenção terá ainda a participação de inúmeras personalidades do espectro político nacional, como Fernando Medina, presidente da câmara municipal de Lisboa, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, entre outros membros do actual Governo.
Poderá consultar o programa completo do Portugal Smart Cities Summit em www.portugalsmartcities.fil.pt
A revista Smart Cities é um dos media partners e oferece-lhe um convite para participar no certame.