“Transformar o país num líder europeu digital da economia azul até 2030” é a ambição do Portugal Blue Digital Hub, polo de inovação digital dedicado ao setor do mar e das pescas que será lançado amanhã, em Cascais. Este consórcio coordenado pelo Fórum Oceano junta um conjunto de 16 parceiros com o intuito de acelerar a transformação digital e ambiental das PME, startups e organizações públicas ligadas à economia azul nacional.
Esta nova rede colaborativa funciona como uma one stop shop onde as empresas e entidades públicas podem aceder a diversos serviços digitais, seja de informação, consultoria e aceleração empresarial ou apoio ao financiamento. Simultaneamente, irá favorecer o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que favorecem a descarbonização e promoção da economia circular, com especial foco na inteligência artificial. Além disso, pretende-se ainda criar uma ferramenta de maturidade digital e uma plataforma Ocean Big Data, destinada a servir de ponto de acesso único e gratuito a todos os dados da área marítima do país.
“O programa vai oferecer aos mais ousados empreendedores a possibilidade de verem as suas ideias/pilotos de base tecnológica serem alvo de testes de viabilidade e obterem financiamento através de uma rede de investidores. Vai ainda promover o desenvolvimento de competências e a formação necessárias à transição digital do Cluster do Mar Português”, diz uma nota do Fórum Oceano sobre o evento de lançamento do projeto, inserido na programação do Digital With Purpose (DWP) Global Summit 2024, a decorrer até quinta-feira no Centro de Congressos do Estoril.
Já o secretário-geral do Fórum Oceano, Rúben Eiras, sublinha que o consórcio vai permitir “ativar os ecossistemas de inovação e abri-los para uma nova geração de empreendedores que irão construir um novo cluster da economia azul em Portugal e na União Europeia”.
A sessão do DWP dedicada ao Portugal Blue Digital Hub decorre durante a manhã de quarta-feira e conta com várias mesas-redondas, debates e reflexões sobre o projeto. Para isso, haverá um painel vasto painel de participantes, todos ligados ao consórcio. Entre eles estarão Carlos Pinho, lead manager do Portugal Blue Digital Hub; Tiago Filipe Marques e Ana Filipa Costa, ambos da consultora Beta-i; Telmo Geraldes Dias, do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa; Lara Ramos, do ISQ; Mário Assunção, professor da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique; e Isabel Moura Ramos, da Administração do Porto de Lisboa. A estes juntam-se ainda Ana Paula Mucha, investigadora do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto; André Barriguinha, investigador do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab; Hugo Marques Sousa, da consultora Magellan; e Maurício Marques, CEO da Yaccoba Labs. Já o encerramento estará a cargo de Luís Guerreiro, presidente do IAPMEI.
O Portugal Blue Digital Hub é um dos polos de inovação digital que constituem a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs. Está associado a uma dezena de áreas específicas de atuação: aquacultura, biotecnologia azul, energias renováveis azuis, tecnologia azul e observação oceânica, turismo costeiro e marítimo, proteção e regeneração ambiental, pescas, construção naval, transportes marítimos e portuários e gestão da água.
Fotografia de destaque: © Shutterstock