Pobreza energética: webinar gratuito ajuda candidaturas para apoio técnico a acções de combate local

Pobreza energética: webinar gratuito ajuda candidaturas para apoio técnico a acções de combate local

O Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE FCT-Nova) realiza esta quinta-feira um webinar grátis no âmbito das candidaturas para assistência técnica a ações de mitigação da pobreza energética, promovidas pela Energy Poverty Advisory Hub (EPAH). Autoridades locais e organizações que com elas trabalham estão entre as principais interessadas.

Nesta segunda chamada para a submissão de pedidos de assistência técnica em acções locais de combate à pobreza energética, o EPAH volta a incentivar autoridades locais de todos os Estados-Membros e/ou organizações que colaboram de perto com essas autoridades a participarem. Com as candidaturas a decorrerem até dia 31 de Março, o CENSE FCT-Nova alia-se a este desígnio para ajudar a acelerar, a nível nacional, a resposta a este problema que afecta milhares de portugueses.

Para isso, o CENSE FCT-Nova está a dinamizar, em conjunto com o EPAH, um webinar com inscrição gratuita que se irá realizar das 14h às 15h nesta quinta-feira, dia 9 de Março, com especial foco nos governos locais portugueses. O webinar será dinamizado em português e irá explicar como funcionam as candidaturas e abordar os benefícios de obter este apoio, que será fornecido de forma personalizada por especialistas e pelo EPAH, podendo estender-se por um período de nove meses.

As inscrições no webinar podem ser efectuadas aqui.

João Pedro Gouveia, investigador do CENSE FCT-Nova, sublinha que a instituição portuguesa está já a dar assistência técnica a 35 autoridades locais europeias, entre as quais as juntas de freguesia (JF) do Lumiar e de Mértola. Na JF do Lumiar, o foco está em explorar, em colaboração com a Coopérnico, “como se pode, efectivamente, implementar uma comunidade de energia renovável que, depois, consiga beneficiar os cidadãos da freguesia mais vulneráveis”, explica.

Já na JF de Mértola, está a analisar-se, em conjunto com o Instituto de Ciências Sociais, a “experiência vivida das pessoas do centro histórico de Mértola” para diagnosticar o problema da pobreza energética e planear acções de mitigação.

Este artigo foi originalmente publicado aqui, apresentando as devidas adaptações.

Subscrever a nossa newsletter

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

Subscreva a nossa newsletter semanal

Fique a par de todas as novidades Smart Cities.

Obrigado pela sua preferência. Boas leituras!