Aproveitando o Dia Nacional da Água, que se celebra a 1 de Outubro, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra lançaram uma nova plataforma on-line de informação ao público. Com o objectivo de aproximar a empresa municipal dos seus clientes, o website aposta numa comunicação mais interactiva e vai ser complementado, em breve, por uma aplicação móvel.
Através da nova plataforma, os mais de 190 mil clientes dos SMAS de Sintra podem aceder a um Balcão Digital renovado que facilita o acesso a serviços on-line e permite a submissão de pedidos de celebração de contratos de água, saneamento e resíduos.
O novo sítio on-line dispõe de “um estilo visual e um tom de comunicação próprio e diferenciador”, sendo ainda mais interactivo com os utilizadores. Desta forma, refere a empresa municipal em comunicado, “um dos objectivos passa por aproximar os SMAS de Sintra dos seus clientes de uma forma clara, acessível, moderna e dinâmica”.
No portal, passa a ser possível encontrar informação sobre intervenções, investimentos e empreitadas da empresa municipal, assim como sobre projectos e acções com vista ao desenvolvimento da sustentabilidade social, económica, ambiental e de economia circular. Informações sobre ocorrências e a localização de equipamentos de recolha de resíduos urbanos são também disponibilizadas, através da apresentação em mapas interactivos.
Para além disso, o novo website servirá como espaço para divulgar notícias e avisos aos utilizadores, informação institucional e agenda de projectos e acções de educação e sensibilização ambiental. Nesta área, prevê-se a integração de um microsite, assim como de outros dedicados aos temas da compostagem e recolha de biorresíduos.
Ao novo site, junta-se, brevemente, uma aplicação móvel, com a qual cada utilizador poderá dispor de uma área reservada com acesso a facturas e envio de leituras. A ferramenta vai permitir ainda o envio de notificações e alertas em tempo real, marcação de atendimento presencial e consulta do estado do pedido de atendimento.
“Com esta nova plataforma digital, os SMAS de Sintra reforçam a sua missão: ser a marca de referência no desenvolvimento sustentável do município de Sintra, assente em elevados padrões de protecção e valorização dos sistemas ambientais, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”, realça Basílio Horta, presidente da câmara municipal de Sintra e do conselho de administração dos SMAS. Segundo comunicado, durante o triénio 2019/2021, os SMAS de Sintra estão a investir mais de 50 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.