A 3.ª edição da Conferência Autarcas pelo Clima, que se realiza na próxima terça-feira, em Guimarães, vai assistir ao lançamento de uma solução tecnológica que permite aos municípios fazerem o cálculo automático do inventário anual de emissões nos setores da energia e transportes.

A nova ferramenta, lançada no âmbito do projeto “Compromissos Municipais para a Ação Climática” é uma iniciativa da Get2C, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como objetivo “simplificar a ação climática municipal e apoiar os municípios na implementação de estratégias mais eficazes rumo à descarbonização”.

Outra funcionalidade útil permite aos municípios submeter compromissos de redução de emissões e comparar os resultados com as metas nacionais de neutralidade carbónica. O acesso à ferramenta é gratuito.

A Conferência Autarcas pelo Clima vai decorrer durante todo o dia 29 de outubro, no Laboratório da Paisagem vimaranense, e irá “reunir autarcas de diversos municípios e alguns convidados para partilhar conhecimento e boas práticas nas comunidades que lideram, tendo como ambição a neutralidade carbónica”, diz a Get2C em comunicado. Trata-se de uma iniciativa associada ao Cooler World, um movimento que pretende envolver, informar e inspirar a população através de projetos de ação climática. Também ele é liderado pela Get2C, empresa de consultoria especializada na temática das alterações climáticas e da sustentabilidade que, por exemplo, coordenou o roteiro nacional para a neutralidade carbónica.

O programa do evento começa às 8h30 de terça-feira com a sessão “Ação Climática: Estado da Arte, Desafios e Oportunidades”, dirigida por Sofia Cordeiro, da ADENE, e Jorge Cordeiro, da Get2C. Segue-se a apresentação de case studies sobre a ação climática de três municípios portugueses: Guimarães, Póvoa de Varzim e Porto.

“Como mobilizar os municípios?” é a pergunta lançada por Maria João Palha, da Fundação Gulbenkian, enquanto Francisco Teixeira, da Get2C, vai mostrar de que forma a tecnologia pode estar ao serviço dos municípios. Já durante a tarde há um workshop para apresentar em detalhe a nova ferramenta (Compromissos Municipais de Ação Climática), bem como um guia prático para a sua implementação. “Esta será também uma oportunidade para partilhar boas práticas, explorar soluções inovadoras e delinear estratégias concretas para acelerar a neutralidade carbónica nas comunidades locais”, revela a Get2C. Antes do encerramento, previsto para as 18h30, ainda haverá uma última sessão dedicada ao financiamento municipal para a ação climática.

As inscrições para o encontro de Guimarães podem ser feitas até esta sexta-feira, através deste link. Depois da cidade minhota, haverá mais duas sessões adicionais, em Faro, a 7 de novembro, e em Cascais, no dia 27 de novembro.

Fotografia de destaque: © Shutterstock