A Sonae e a Sonae Capital vão participar num projecto europeu que prevê a criação de espaços sustentáveis de referência para o futuro. Um desses espaços será em Portugal, no Sonae Campus, que irá tornar-se um laboratório vivo de inovação na área da sustentabilidade e eficiência de edifícios e comunidades.
O projecto europeu PROBONO, enquadrado no programa Horizonte 2020 na vertente “Construir e renovar com eficiência em termos de energia e de recursos”, visa promover a criação de comunidades e bairros de energia positiva e zero emissões de carbono. Para isso, em conjunto com 47 parceiros em 15 países, o PROBONO prevê a criação de dois demonstradores de larga escala, em Madrid e Dublin, e quatro laboratórios vivos, no Porto e também em Bruxelas, Aarhus e Praga, contando com um investimento de mais de 25 milhões.
Em Portugal, o laboratório estará localizado na sede do grupo Sonae, na Maia, Porto – o Sonae Campus, que integra o edifício Sonae Tech Hub, listado pelo U.S. Green Building Council, em 2020, como um dos 100 edifícios mundiais com maior pontuação LEED.
O Sonae Campus vai ser, assim, um local de testagem de soluções para o design, a construção e a operação de edifícios novos e adaptados, focando a biodiversidade, a eficiência e a transição energéticas e a sustentabilidade. Para isso, serão investidos cerca de 1,37 milhões de euros.
Em específico, serão feitas experimentações na área da energia e biodiversidade, incluindo por terceiros, explorando, por exemplo, as “mais recentes tecnologias de energia verde” e as “ferramentas de gestão e controlo para redução de emissões”.
A Sonae e a Sonae Capital avançam ainda que o espaço vai ser “palco da implementação de novas soluções de aumento da biodiversidade, estando em estudo, designadamente, a construção de jardins verticais, casas para aves ou hortas”.
O projecto colectivo PROBONO arrancou no início de 2022 e irá terminar no final do ano de 2026. No total e no global do projecto, estão orçamentados cerca de 25,2 milhões de euros para estes cinco anos. Entre os parceiros do PROBONO, encontram-se várias entidades de construção e de consultoria, municípios, gestores de serviços públicos e fornecedores e especialistas de soluções tecnológicas. Em Portugal, o consórcio integra a Sonae e as participadas Sonae MC, Elergone e Sonae FS, além da Sonae Capital por via da empresa Capwatt.
Este artigo foi originalmente publicado na Edifícios e Energia, aqui.