Faz parte da administração local ou de uma organização que trabalha com as autarquias e tem uma proposta para combater a pobreza energética? O EPAH – Hub Europeu de Consultoria para a Pobreza Energética está a receber, até dia 1 de Março, candidaturas de entidades interessadas em receber assistência técnica.

O EPAH, projecto financiado pela União Europeia (UE) para acelerar a transição energética, abriu esta semana um concurso destinado a autarquias e/ou a entidades parceiras de qualquer um dos 27 Estados-Membros da UE. Os candidatos seleccionados vão ser apoiados por especialistas e pela equipa do EPAH no desenvolvimento de acções eficazes contra a pobreza energética, durante um período de até nove meses.

Nesta primeira chamada do EPAH, prevê-se a selecção de cerca de 35 propostas. Para garantir um equilíbrio geográfico, o concurso conta com três “zonas geográficas”, cada uma com um número mínimo de candidaturas premiadas. Portugal está enquadrado na Pool 3, em conjunto com Espanha, Malta, Itália, Grécia e Chipre, na qual serão escolhidas pelo menos seis candidaturas. Depois de preenchidos esses requisitos mínimos, está também prevista a atribuição de apoio técnico a 18 propostas, independentemente da zona geográfica, de acordo com a pontuação.

Os candidatos seleccionados serão informados no prazo de um mês depois da data limite de candidatura. Os outros irão também receber feedback sobre como poderão melhorar as suas propostas no futuro.

Como se pode candidatar?

Os destinatários interessados têm até 1 de Março, às 18h CET (17h, em Portugal continental), para se registarem na página do EPAH e submeter o pedido on-line. Para auxiliar o processo de candidatura, o EPAH disponibiliza um documento guia, um curso on-line de Introdução à pobreza energética e dinamiza webinars nas línguas nacionais da UE durante este mês.

Em Portugal, o webinar de esclarecimento está agendado para dia 11 de Fevereiro, às 15h CET (14h, em Portugal continental). Organizado pela FCT NOVA, o evento terá uma duração de 60 minutos.