“Transformando Dados em Qualidade de Vida” é o lema da Smart Cities & Digital Health Summit, realizada na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa. O encontro junta especialistas, decisores políticos, empresas tecnológicas e académicos para refletir sobre o papel das smart cities na promoção de uma vida saudável, segura e inclusiva para os cidadãos.

“Explorar como a tecnologia, a ciência dos dados e a inovação colaborativa estão a transformar os ecossistemas urbanos e os sistemas de saúde”, “promover o diálogo entre cidades” e “apresentar casos de sucesso e projetos emergentes que demonstram impacto positivo na qualidade de vida dos cidadãos” são alguns dos objetivos da cimeira, anuncia a organização.

Ao longo do dia, haverá painéis de discussão, apresentações de casos de estudo europeus e workshops práticos, demonstrações tecnológicas e momentos de networking e cocriação entre setores público, privado e académico.

A transformação digital dos ecossistemas urbanos e a inteligência artificial (IA); os dados em saúde pública; a mobilidade inteligente e a acessibilidade; e sustentabilidade e bem-estar nos centros urbanos são alguns dos temas em destaque.

A sessão de abertura está prevista para as 9h00, a cargo do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, seguindo-se a apresentação (remota) de um keynote internacional (nome a anunciar) e de Miguel Castro Neto, diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS).

Segue-se um painel sobre “A Transformação das Cidades através da Saúde Digital e IA” e workshops com casos práticos de integração de soluções digitais para cidades. Depois do almoço acontecem várias sessões técnicas e o painel de encerramento sobre estratégias para um futuro integrado. Este abordará, por exemplo, a colaboração entre o setor público, privado e a academia no desenvolvimento sustentável das cidades inteligentes, bem como os benefícios da tecnologia para todas as camadas da sociedade.

Promovida pela plataforma cívica Digital Health Portugal, em colaboração com a Microsoft, a Smart Cities & Digital Health Summit tem participação gratuita, mas sujeita a inscrição, através do link www.digitalhealthportugal.eu

Fotografia de destaque: Shutterstock