A ser implementada pela Siemens, a tecnologia é capaz de prever bloqueios no transbordo de esgoto combinado e câmaras colectoras. O objectivo é que consiga reduzir “em 50% os incidentes de poluição”, diz a empresa Yorkshire Water (YW), responsável pelo tratamento de águas da zona de Yorkshire, no Reino Unido.
Em comunicado de imprensa, a Siemens anunciou, na semana passada, a participação no projecto conjunto com a empresa Yorkshire Water (YW), responsável pelo tratamento de águas da zona de Yorkshire, no Reino Unido. Com o objectivo de reduzir a poluição dos rios e evitar bloqueios na rede de esgotos da YW, a Siemens vai implementar “uma solução integrada de sensores, comunicação, análise e elaboração de relatórios, numa rede de dois mil transbordos de esgoto combinado e câmaras colectoras, que descarregam águas residuais quando o sistema está sobrecarregado”.
Trata-se de uma “solução” que permite, através dos sensores inteligentes, a recolha de dados sobre os níveis de água e o envio desses dados para o sistema SIWA Blockage Predictor. Como este sistema corre na plataforma MindSphere, o sistema operativo da Internet das Coisas (IoT) da Siemens, é possível, com recurso à inteligência artificial, avaliar o desempenho da rede de esgotos em tempo real e realizar prognósticos de problemas, com até duas semanas de aviso prévio.
De acordo com uma análise feita a partir de 21300 dias de dados, avança a Siemens, esta tecnologia é ainda capaz de identificar nove em cada dez potenciais incidentes, correspondendo a uma “taxa de sucesso três vezes maior quando comparada com os atuais processos de previsão de poluição, que se baseiam em métodos estatísticos, ao mesmo tempo que reduz o número de alertas falsos positivos em 50%”.
Segundo Heather Sheffield, directora de Planeamento Operacional e Tecnologia da YW, este investimento em tecnologia de ponta visa “reduzir em 50% os incidentes de poluição”, o que não só é um dos principais objetivos da empresa, como é uma imposição crescente do Governo e da Agência do Ambiente do Reino Unido.
Recorde-se que esta tecnologia, desenvolvida pela Siemens, pela YW e pela Universidade de Sheffield, foi premiada na categoria “Projeto do Ano de Análise de Dados, Nuvem e IA”, dos 2021 Water Industry Awards.