O programa de cooperação Interreg NEXT MED tem a decorrer uma convocatória para apoiar projetos transnacionais com soluções inovadoras e sustentáveis para a bacia do Mediterrâneo.

Anunciada como “a maior oportunidade de cooperação externa, financiada por fundos europeus na região”, disponibiliza 103,6 milhões de euros para financiar diversas áreas, como inovação e investimento, eficiência energética, gestão hídrica, economia circular, adaptação climática, educação, saúde e reforço da governação local.

Até 28 de março, as cidades e regiões, mas também as empresas, universidades, centros de investigação e outros agentes ligados à cooperação transfronteiriça podem apresentar candidaturas, tendo para isso de pertencer a uma das 15 nações que integram este programa financiado pela União Europeia (UE). Além de Portugal, também fazem parte mais seis países da UE – Chipre, Grécia, França, Itália, Malta e Espanha – e outros oito países parceiros: Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Tunísia e Turquia. Juntando todos, a cobertura geográfica desta iniciativa abrange mais de 100 territórios da bacia do Mediterrâneo.

De acordo com o aviso, lançado no início deste ano, cada projeto deve ser apresentado por uma parceria que represente, pelo menos, três organizações de outros tantos países elegíveis. Em função do tipo de parceria, o apoio financeiro da UE irá variar entre os 500 mil e os 2,5 milhões de euros para cada candidatura aprovada, com uma taxa máxima de 89% de cofinanciamento sobre os custos totais elegíveis. Além disso, a duração estimada do projeto não pode ser inferior a 24 meses nem superior a 36 meses.

Para o Interreg NEXT MED, “esta convocatória representa uma oportunidade única para financiar projetos de cooperação transnacional destinados a catalisar transformações positivas e a incentivar o desenvolvimento sustentável e inclusivo em toda a região mediterrânica”.

Recentemente foi divulgado o calendário das sessões de informação nacionais, sendo que o evento em Portugal está agendado para 7 de março, em Faro. Neste encontro será apresentada uma visão detalhada da estratégia do programa, bem como as regras de participação, os custos elegíveis e os critérios de adjudicação. Serão ainda prestadas informações técnicas sobre o formulário de candidatura online, entre outros dados.

As entidades interessadas poderão também visitar o site do Interreg NEXT MED ou contactar a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, através do email nct@adcoesao.pt.

Fotografia de destaque: © Shutterstock