Em plena pandemia, a cidade espanhola de Málaga não vai deixar de receber empresas, autarcas, fornecedores de serviços e investigadores naquele que será o 11º Greencities. De 30 de Setembro a 1 de Outubro, o fórum de inteligência e sustentabilidade urbana vai contar com um orador português e com o arquitecto italiano que estuda o impacto da tecnologia na vivência quotidiana das cidades, Carlo Ratti.
Apesar da pandemia, o encontro espanhol de inteligência e sustentabilidade urbana acontece, uma vez mais, na cidade de Málaga e garante ter-se “adaptado à situação actual”, implementado um “rigoroso protocolo de medidas específicas”. O fórum terá, como é habitual, espaço de exposição e contacto entre os participantes, para além do cartaz de oradores apresentado.
Celestino Rodrigues, professor no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, será um dos oradores do encontro de smart cities. O português será o responsável por uma sessão sobre as “potencialidades da cozinha solar na região do mediterrâneo”. Da programação do evento constam ainda sessões sobre temas como a economia circular, veículos autónomos e conectados, soluções tecnológicas para cidades inteligentes ou a mobilidade urbana intermodal pós covid-19.
Destacado na programação da 11ª edição do Greencities está Carlo Ratti. O arquitecto italiano é responsável pelo senseable city lab do instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT), um laboratório urbano que trabalha na “antecipação” das mudanças tecnológicas das cidades “a partir de um ponto de vista crítico”.
O fórum vai contar com a presença de representantes governamentais, fornecedores de serviços, gestores de instalações, investigadores na área da sustentabilidade, especialistas em mobilidade e mais de duas dezenas de autarcas espanhóis. Em 2019, o Greencities registou três mil participantes inscritos, 200 cidades representadas e 120 expositores. As inscrições para o encontro deste ano encontram-se abertas.
A Smart Cities é parceira de comunicação da 11ª edição do Greencities.