Como reciclar uma roupa? Como interpretar uma factura de electricidade? São duas questões às quais as actividades preparadas pela eurocidade Cerveira-Tomiño no âmbito da Semana do Ambiente pretendem responder. Depois de ter arrancado ontem com sessões de discussão sobre como promover a coesão do território transfronteiriço, a iniciativa vai terminar no domingo com uma acção de limpeza da margem do Rio Minho.

Exposições, campanhas audiovisuais de sensibilização, workshops e sessões de discussão fazem parte do programa da Semana do Ambiente, organizada pela eurocidade Cerveira-Tomiño com o foco nos temas da eficiência energética e economia circular. Entre as actividades, abertas ao público, destaca-se a disponibilização de um quiosque de informação sobre facturas de electricidade, que está disponível até ao dia de hoje na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Em destaque, a iniciativa transfronteiriça conta com um workshop dedicado à reciclagem de roupa, agendado para as 10h do dia 4 de Junho, na Sociedade Cooperativa ALALÁ, em Espanha. Prevê ainda, às 9h30 do dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, uma acção de limpeza do Rio Minho, que irá encerrar a Semana do Ambiente. A inscrição nestas duas actividades é obrigatória e deverá ser efectuada, no caso do workshop, através do e-mail saude@cm-vncerveira.pt e, no caso da acção de limpeza, através da plataforma Eurocidade Online ou do email aquamuseu@cm-vncerveira.pt.

Preparar uma Agenda para a Sustentabilidade

As actividades de sensibilização e reflexão ambiental não só assinalam a Semana do Ambiente, como decorrem da preparação da Agenda para a Sustentabilidade Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030. Trata-se de mais um passo para intensificar e alargar as linhas de actuação da Agenda Estratégica Amizade Cerveira Tomiño, co-financiada pela União Europeia, e reforçar a coesão ambiental, social e económica.

Com o objectivo de envolver os stakeholders no processo de identificação das prioridades, os concelhos de Vila Nova de Cerveira, em Portugal, e Tomiño, em Espanha, aproveitaram a Semana do Ambiente para desenvolver as primeiras sessões com o público. Assim, ontem, foram apresentadas e discutidas ideias inseridas nas áreas de economia circular, alimentação, compostagem, saúde, paisagem, gastronomia, património natural e cultural, entre outras.