Diz-me onde vives, como te deslocas, o que comes e as compras que fazes e eu dir-te-ei quem és. Porque o nosso estilo de vida tem impacto no planeta, o projeto europeu PSLifestyle criou uma ferramenta destinada a mudar os comportamentos do dia a dia, ajudando a poupar tempo e dinheiro enquanto se contribuiu para a preservação do ambiente.
Para isso, a primeira funcionalidade da app é uma calculadora da pegada carbónica individual, já disponível e gratuita, que desafia os utilizadores a fazer o teste. Cada um fica a conhecer o impacte que provoca em quatro categorias – casa, transportes e viagens, alimentação e compras -, comparando a sua pegada com a média em Portugal (8400 kg CO2e) e com a meta desejável para 2030 (2500 kg CO2e). A partir dos resultados, é proposto um plano personalizado com vários conselhos e ações quotidianas, que poderá ser atualizado regularmente.
O PSLifestyle, que significa Positive and Sustainable Lifestyle, começou por ser implementado em oito países da União Europeia, incluindo Portugal, onde surgiu pela mão da DECO. Nessa altura, deu origem a um conjunto de laboratórios vivos por cidades de toda a Europa e Lisboa foi a primeira anfitriã. Depois de realizados mais de 200 mil testes, os dados anónimos revelaram que, das quatro categorias de estilo de vida monitorizadas, os transportes são responsáveis pela maior parte das emissões (46%), seguindo-se a alimentação (24%), depois a habitação (21%) e, por último, as compras (10%). Os resultados também mostraram que os utilizadores destacam a “falta de conhecimento” como obstáculo à mudança, mas que se sentem motivados para adotar um estilo de vida mais sustentável. Aliás, cerca de 8% a 10% criaram um plano logo depois de realizarem o teste.

“Os dados podem ajudar a informar tanto os indivíduos como as autarquias locais sobre os hábitos de vida, o que pode capacitá-los para uma mudança sustentável”, dizem os responsáveis pelo PSLifestyle. Para Markus Terho, líder do projeto, “o teste ajuda as pessoas a saberem o que fazer de diferente. Todos nós podemos encontrar o nosso próprio caminho e apoiar os outros a encontrar o seu. As nossas escolhas moldam o mundo!”. Mais informações em https://pslifestyle.eu
Outras apps para reduzir a pegada carbónica
AYR
Desenvolvida pelo CEiiA, quantifica as emissões de CO2 evitadas pela adoção de modos de mobilidade sustentável e converte-as em créditos verdes digitais (token AYR). Estes podem, depois, ser trocados por produtos ou serviços de uma rede de parceiros.
EARTH HERO
Além de calcular a pegada ambiental a partir de critérios como a energia, a alimentação ou as viagens, também sugere centenas de ações personalizadas, com base nas recomendações do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.
JOULEBUG
Usa a gamificação para ajudar a criar hábitos mais sustentáveis e reduzir a pegada carbónica. Por cada desafio ultrapassado, os utilizadores recebem pontos para transformar em pins e crachás. Dicas, vídeos e tutoriais completam a oferta da app.
GET
A Green Events Tool, ou Ferramenta de Eventos Verdes, quer tornar as conferências, exposições, provas desportivas, reuniões e outros eventos mais amigos do ambiente. Oferece uma calculadora da pegada carbónica, checklists e exemplos de boas práticas.
Este artigo foi originalmente publicado na edição nº 44 da Smart Cities – julho/agosto/setembro 2024, aqui com as devidas adaptações.